Mapa Mental: Quantidade de Movimento e Colisões
Ainda tem dúvidas sobre Quantidade de Movimento e Colisões? Confira este mapa mental irado que vai salvar sua prova de física!
Veja um resumo sobre “Conservação da quantidade de movimento” e aprenda a aplicar esse conhecimento nas provas de vestibular!
Falando ainda sobre quantidade de movimento, devemos nos lembrar que o seu conceito é definido por
E, por outros teoremas, que já foram demostrados anteriormente, podemos definir a igualdade
Sabendo que impulso pode ser descrito pela equação
podemos verificar que a variação de quantidade de movimento é zero, quando o impulso é zero. Porém, é importante entender quando o impulso é igual à zero. Repare que o tempo não pode ser uma grandeza negativa e, já quando falamos de impulso, pensamos em tempos muito pequenos (mas diferentes de zero), então, para que o Impulso seja zero, a Força Resultante deve ser zero.
O fato de a força resultante ser zero evidencia que há conservação de quantidade de movimento. Existem muitos casos onde a força resultante é zero, tais como problemas de movimento retilíneo uniforme, mas, além destes de senso comum, existem outras aplicações de conservação de quantidade de movimento.
Colisões
Numa colisão, as forças que um corpo faz no outro formam sempre pares de ação-reação, respeitando assim a terceira lei de Newton que diz: “Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e de sentido contrário.”
Então, quando pensamos no sistema como um todo, podemos verificar que não há Força Resultante durante uma colisão. Tal observação nos leva a dizer que há conservação de quantidade de movimento em colisões.
QUER SABER MAIS SOBRE COLISÕES E QUANTIDADE DE MOVIMENTO? CLIQUE AQUI E LEIA ESTE RESUMO COMPLETO!