• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

3 vezes em que você usou o Movimento Uniforme em sua vida

Descubra tudo sobre o Movimento Uniforme e se joga na sua prova de física da escola e do vestibular!

3 vezes em que você usou o Movimento Uniforme em sua vida

Ao estudarmos o Movimento Uniforme (ou MU) estamos nos referindo aos movimentos em que não existe aceleração, ou seja, em que a velocidade é constante. Aqui, vamos ver algumas situações em que você pode usar tanto seus conceitos sobre Movimento Uniforme quanto o de velocidade média.

 

1. Viajando

Aquela questão clássica da viagem de uma cidade para outra que demorou não sei quanto tempo e que tem uma certa distância entre elas… Na hora da prova ou até mesmo na hora de resolver os exercícios você pode achar que não sabe calcular a velocidade média dos movimentos, mas você faz isso o tempo todo! Por exemplo, se você foi de carro até a escola e demorou uns 10 minutos e sabe que ela está a uns 3 km de distância, você conclui que, se tivesse ido na mesma velocidade, mas ficasse andando por 60 minutos, teria andado 18km e sua velocidade média teria sido de 18km/h. Ou, claro, é questão de aplicar o clássico ΔS sobre Δt.

3 vezes em que você usou o Movimento Uniforme em sua vida

Bem que eu queria ir pra escola num carro desses… só queria mesmo

 

2. Correndo, caminhando ou andando de ônibus?

Quando você entra nas redes sociais e viu que aquele seu amigo atleta de fim de semana postou que correu meia maratona (21km) em menos de 1h, qual sua reação? A) Acha super bacana, dá um like e comenta se oferecendo pra próxima corrida. B) Acha interessante, dá um like porque é amigo, mas não se oferece pra próxima corrida. C) Desconfia que ele esqueceu o contador ligado enquanto estava no ônibus. Bom, eu fico com a terceira opção. Depois que você começa a fazer algumas questões ou correr mesmo, você tem uma ideia aproximada da velocidade de corrida, caminhada e de um ônibus.

3 vezes em que você usou o Movimento Uniforme em sua vida

Corre, elefante! Corre!

 

3. Se orientando pelas placas

Provavelmente você já se perdeu alguma vez ou apenas perdeu a noção de onde estava por alguns momentos enquanto passava por uma estrada. De repente, aparece aquela placa salvadora no meio do caminho para indicar que falta ainda uma certa quantidade de quilometros para o seu destino. Mas só em saber que você está indo pelo caminho certo já é um grande alívio. Com a informação da placa e sabendo a velocidade que você está, é possível descobrir o tempo aproximado que você vai demorar para chegar ao local. Basta apenas usar a fórmula da velocidade média e pronto!

3 vezes em que você usou o Movimento Uniforme em sua vida

Aquela sensação de que nunca mais vai achar o caminho de casa

Gostou dessa lista? Quer dar mais uma estudada no Movimento Uniforme? Clique aqui e veja as vídeo aulas mais legais da Internet!