• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Física: Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

Prepare o caderno, o lápis e as canetas: hoje tem aula de Física! icon biggrin Física: Movimento Retilíneo e Uniforme

O professor Léo Gomes vai estar te esperando para te ensinar tudo o que você precisa para garantir uma prova de Física nota 1000 no vestibular, com uma aula ao vivo de tirar o fôlego! Quer saber os horários e baixar o material de apoio da aula? Confira tudo isso aqui embaixo:

tumblr Blog 320x320px Leo gomes 01 Física: Movimento Retilíneo e Uniforme

Física: Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

Turma da Manhã: 9:00 às 10:00, com o professor Léo Gomes.

Turma da Noite: 18:30 às 19:30, com o professor Léo Gomes.

 

Faça download do material da aula ao vivo! É só clicar abaixo! icon smile Física: Movimento Retilíneo e Uniforme

Material de Aula ao Vivo

Lista de Exercícios

 

MATERIAL AULA AO VIVO

1. (UFRJ – Não–específica) Numa competição automobilística, um carro se aproxima de uma curva em grande velocidade. O piloto, então pisa o freio durante 4s e consegue reduzir a velocidade do carro para 30m/s. Durante a freada o carro percorre 160m. Supondo que os freios imprimam ao carro uma aceleração retardadora constante, calcule a velocidade do carro no instante em que o piloto pisou o freio.
2. O gráfico da velocidade em função do tempo de um ciclista, que se move ao longo de uma pista retilínea, é mostrado a seguir.  Considerando que ele mantém a mesma aceleração entre os instantes t=0 e t=7 segundos, determine a distância percorrida neste intervalo de tempo. Expresse sua resposta em metros.

 12

 

GABARITO

1. 50m/s

2. 77 m

LISTA DE EXERCÍCIOS

1. Um trem desloca-se com velocidade de 72km/h, quando o maquinista vê um obstáculo à sua frente. Aciona os freios e para em 4s. A aceleração média imprimida ao trem pelos freios, foi em módulo, igual a:

a) 18m/s²
b) 10m/s²
c) 5m/s²
d) 4m/s²
e) zero
2. Consideremos um móvel, em movimento uniformemente variado, cuja velocidade varia com o tempo, conforme a tabela a seguir.

13

A aceleração do móvel, em m/s², é:

a) 23
b) 17
c) 3
d) 4
e) 11
3. (UNESP – 1ª Fase) Um motorista dirigindo seu veículo à velocidade constante de 72 km/h, numa avenida retilínea, vê a luz vermelha do semáforo acender quando está a 35 metros do cruzamento. Suponha que entre o instante em que ele vê a luz vermelha e o instante em que aciona os freios decorra um intervalo de tempo de 0,5 segundo. Admitindo-se que a aceleração produzida pelos freios seja constante, para que o carro pare exatamente no cruzamento, o módulo dessa aceleração deve ser, em m/s², de

a) 2
b) 4
c) 6
d) 8
e) 10

 

4. São dados, a seguir, os gráficos do espaço (s) e da velocidade escalar (v) em função do tempo (t) para cinco partículas:

14

Estabeleça a correspondência entre os gráficos do espaço e da velocidade escalar.

 

 

GABARITO

1. C

2. C

3. D

4. I- C

II- E

III- A

IV- B

V- B

 

PRINTS DA AULA

fis-muv

fis-muv2

fis-muv3

fis-muv4