• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Estudar MUV é crucial para a nota máxima da sua prova de Física. Duvida?

Com essa lista, além de se divertir, você vai aprender as seguintes competências e habilidades do ENEM:

Área(s) de Conhecimento do ENEM: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competência relacionada: C6 – Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
Habilidade relacionada: H20 – Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.

Começo do ano letivo e você ainda não entrou no ritmo dos estudos? Tome cuidado com isso, não é só de circuitos e cálculos de potências que vive o estudante de Física. O MUV é uma das matérias mais importantes que você pode aprender esse ano e vamos te mostrar o porquê disso!

Para você botar essa matéria em dia de uma vez por todas, desenhos tudinho sobre MUV para você entender, dá uma olhada:

Baixe aqui o mapa mental lindão do vídeo e guarde sempre com você para revisar!

Confira também um resumão sobre MUV para zerar suas dúvidas e se aprofundar no conteúdo:

Resumo

Gráficos

Ai, Gráficos? Nãããão!

Já começamos bem a lista, não é? Pois bem, sem dúvidas você já sabe que uma boa análise de gráficos numa questão de Física é importante. Se feito da maneira correta, pode economizar vários minutos e neurônios durante a prova. Existem 3 tipos de gráficos: S x t, V x t e A x t. O primeiro será sempre uma parábola, o segundo sempre uma reta crescente ou decrescente e o último sempre uma reta horizontal.

Plano Inclinado

Plano WHAT?

Isso mesmo, plano inclinado. O MUV pode aparecer no momento em que o bloco tem uma força resultante e está subindo ou descendo acelerado. A questão pode pedir pra você calcular o deslocamento no plano, a velocidade no final ou em qualquer outra pedaço do plano, entre outras coisas.

Lançamentos

Sobre Lançamento eu sei tudo, queridinho.

Quando se estuda lançamentos, você aprende 3 tipos: lançamento vertical (ou queda livre), lançamento horizontal e lançamento oblíquo. O MUV está presente nos 3. O lançamento vertical ou queda livre estão sempre sob ação da gravidade e a velocidade do corpo sempre irá variar. O lançamento horizontal e oblíquo são lançamentos mais complexos, que devem ser separados em duas partes, movimento na vertical e na horizontal. Em ambos os casos, o movimento na vertical segue o MUV. A diferença é que no lançamento horizontal temos uma queda livre e o lançamento obliquo temos um lançamento vertical.

E aí, viu como é importante aprender sobre MUV? Não deixe de consultar o nosso resumo e questões comentadas sobre o assunto. Estude e arrase no vestibular! 🙂