• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Dê um pulo no interior das Termoelétricas e descubra como elas funcionam e o que elas têm a ver com a sua conta de luz

Continuando a série das usinas, hoje iremos falar sobre as termoelétricas.

 Quer saber como funcionam as Termoelétricas?

No resumo anterior, em que falamos das hidroelétricas, vimos que energia não se cria, mas se transforma. A termoelétrica transforma energia térmica em energia elétrica. Mas como ela faz isso?

Quer saber como funcionam as Termoelétricas?

Calma, que eu te explico tudo!

O processo é bem parecido com o que acontece na hidroelétrica: temos uma turbina que irá girar para variar o campo magnético que irá induzir uma corrente elétrica em uma bobina e será transmitida até nós.

Só que o que fazia as turbinas girarem nas hidroelétricas era a água, certo? Nas termoelétricas, será o vapor de água.

Quer saber como funcionam as Termoelétricas?

Sim, nas usinas termoelétricas têm-se uma fornalha que usa combustíveis fosseis, carvão ou óleo, para esquentar grandes reservatórios de água; essa água ferve e é seu vapor que induzirá as turbinas a girarem. Depois, o vapor condensa e volta para o reservatório, em um ciclo fechado.

 Quer saber como funcionam as Termoelétricas?

Mas por que as termoelétricas são vistas como vilãs?

Vimos que são usados combustíveis fosseis nas fornalhas, e isso causa um grande impacto no meio ambiente, além de ser um recurso finito em nosso planeta. Então, para o meio ambiente, é bem ruim utilizar esse tipo de usina. E também o preço, para gerar energia utilizando esse método, é mais elevado.

Vimos que, a pouco tempo, o preço da energia elétrica aumentou. Você sabe o porquê?

É porque estamos passando por um longo período de estiagem, então o nível das represas está muito baixo. Logo, as hidroelétricas não podem trabalhar com toda sua capacidade. Como o país não pode deixar de fornecer energia para a população, as termoelétricas foram mais requisitadas – e aí o custo para se produzir energia elétrica subiu e foi repassado ao consumidor.

E aí, descomplicamos o assunto para você? Então comente, dizendo  o que achou do texto e as suas sugestões para os próximos resumos! 😀