• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Aula ao Vivo: Hidrostática – Teorema de Arquimedes

O tema da aula de Física dessa semana será: Hidrostática – Teorema de Arquimedes <3 O professor Leonardo Gomes estará te esperando para te ensinar tudo sobre essa matéria que é muito requisitada nos vestibulares e Enem 😉 Para ficar por dentro dos horários e já baixar o material de apoio, é só continuar acompanhando esse post 😛

 

 tumblr_Blog-320x320px-Leo-gomes-01
Física: Hidrostática – Teorema de Arquimedes
Turma da Manhã: 9:00 às 10:00, com o professor Leo Gomes.
Turma da Noite: 18:30 às 19:30, com o professor Leo Gomes.

Baixe aqui o material de apoio! É só clicar aqui embaixo 🙂

Material da Aula ao Vivo
Lista de Exercícios

MATERIAL DE AULA AO VIVO

1. Uma boia de cortiça está totalmente submersa na água de uma piscina, presa por um fio ideal, conforme ilustra a figura:

f4

f1

Conclui–se que a força de tração no fio é:
a) 7,0.10oN
b) 7,0.10N
c) 7,0.10–1N
d) 7,0.10–2N
e) 7,0.10–3N
2. Em um experimento realizado para determinar a densidade da água de um lago, foram utilizados alguns materiais conforme ilustrado: um dinamômetro D com graduação de ON a 50N e um cubo maciço e homogêneo de 10cm de aresta e 3kg de massa. Inicialmente, foi conferida a calibração do dinamômetro, constatando-se a leitura de 30N quando o cubo era preso ao dinamômetro e suspenso no ar.

Ao mergulhar o cubo na água do lago, até que metade do seu volume ficasse submersa, foi registrada a leitura de 24N no dinamômetro.

f2

Considerando que a aceleração da gravidade local é de 10m/s2, a densidade da água do lago, em g/cm³, é
a) 0,6
b) 1,2
c) 1,5
d) 2,4
e) 4,8

3. Recentemente, alguns cubanos tentaram entrar ilegalmente nos Estados Unidos. Usaram um caminhão Chevrolet 1951 amarrando-o em vários tambores de óleo vazios, utilizados como flutuadores. A guarda costeira norte-americana interceptou o caminhão próximo ao litoral da Flórida e todos os ocupantes foram mandados de volta para Cuba.
f3
Dados:
• massa do caminhão MC=1560kg; • massa total dos tambores mT=120kg;
• volume total dos tambores VT=2400litros;
• massa de cada um dos cubanos m=70kg;
• densidade da água ρ=1,0 g/cm³=1,0kg/litro.

Supondo-se que apenas os tambores são responsáveis pela flutuação de todo o sistema, é correto afirmar que o número máximo de passageiros que o “caminhão-balsa” poderia transportar é igual a:
a) 8
b) 9
c) 10
d) 11
e) 12
4. Deseja–se içar uma peça metálica de artilharia de massa m=1,0.10³kg e volume igual a f5 que se encontra em repouso no fundo de um lago. Para tanto, prende–se a peça a um balão que é inflado com ar até atingir um volume V, como mostra a figura.

f6

Supondo desprezível o peso do balão e do ar em seu interior e considerando a densidade da água 1,0.10³kg/m³, calcule o valor do volume mínimo V necessário para içar a peça.

 

Gabarito

1. A
2. B
3. C
4. 0,8m³

 

LISTA DE EXERCÍCIOS

1. As esferas, X e Y, da figura têm volumes iguais e são constituídas do mesmo material. X é oca e Y, maciça, estando ambas em repouso no interior de um líquido homogêneo em equilíbrio, presas a fios ideais.

f7

Nessas condições, é correto afirmar que as esferas:
a) têm massas iguais;
b) possuem pesos de mesma intensidade;
c) apresentam a mesma densidade;
d) são sustentadas por fios igualmente tracionados;
e) estão submetidas a empuxos iguais.
2. Quando um peixe morre em um aquário, verifica-se que, imediatamente após a morte, ele permanece no fundo e, após algumas horas, com a decomposição, são produzidos gases dentro de seu corpo e o peixe vem à tona (flutua). A explicação correta para esse fato é que, com a produção de gases:
a) o peso do corpo diminui, diminuindo o empuxo.
b) o volume do corpo aumenta, aumentando o empuxo.
c) o volume do corpo aumenta, diminuindo o empuxo.
d) a densidade do corpo aumenta, aumentando o empuxo.
e) a densidade do corpo aumenta, diminuindo o empuxo.
3. Um bloco de madeira flutua inicialmente na água com metade do seu volume imerso. Colocado a flutuar no óleo, o bloco apresenta 1/4 do seu volume emerso. A opção que representa a relação entre as massas específicas da água (μa) e do óleo (μ0) é:
a) 1/2
b) 1
c) 3/2
d) 2
4. Uma esfera de isopor de volume 2,0.10²cm³ encontra-se inicialmente em equilíbrio presa a um fio inextensível, totalmente imersa na água (figura 1). Cortando-se o fio, a esfera aflora, passando a flutuar na superfície da água (figura 2).

f8

Considere que as massas específicas do isopor e da água valem, respectivamente, 0,60g/cm³ e 1,0g/cm³ e que g=10m/s². A opção que representa a tração do fio na primeira situação e a porcentagem do volume imerso da segunda situação é:
a) 0,8N e 60%
b) 0,8N e 40%
c) 0,6N e 60%
d) 0,6N e 40%
Gabarito
1. E
2. B
3. C
4. A