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Aula ao Vivo: Conservação da Quantidade de Movimento e Colisões

Hoje você vai aprender tudo sobre Conservação da Quantidade de Movimento e Colisões com o professor Leonardo Gomes! 😀 Para continuar por dentro dos horários das aulas e do material de apoio, é só continuar lendo esse post! 😛

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Física: Conservação da Quantidade de Movimento e Colisões
Turma da Manhã: 9:00 às 10:00, com o professor Leo Gomes.
Turma da Noite: 18:30 às 19:30, com o professor Leo Gomes.

Baixe aqui o material de apoio! É só clicar aqui embaixo 🙂

Material da Aula ao Vivo
Lista de Exercícios

MATERIAL DE AULA AO VIVO

1. Um casal participa de uma competição de patinação sobre o gelo. Em dado instante, o rapaz, de massa igual a 60kg, e a garota, de massa igual a 40kg, estão parados e abraçados frente a frente. Subitamente, o rapaz dá um empurrão na garota, que sai patinando para trás com uma velocidade de módulo igual a 0,60m/s. Qual o módulo da velocidade do rapaz ao recuar, como consequência desse empurrão? Despreze o atrito com o chão e o efeito do ar.
2. Duas bolas de boliche A e B, de massas iguais, percorrem uma mesma canaleta retilínea onde realizam um choque perfeitamente elástico. Se as velocidades escalares de A e B imediatamente antes da colisão valem vA=2,0m/s e vB=–1,0 m/s, quais as velocidades escalares v’A e v’B de A e B imediatamente depois da colisão?
3. Um navio que se encontra inicialmente em repouso explode em três pedaços. Dois dos pedaços, de massas iguais, partem em direções perpendiculares entre si, com velocidades de módulo 100km/h. Supondo que a massa do terceiro pedaço seja o triplo da massa de um dos outros dois, qual o valor aproximado do módulo de sua velocidade imediatamente após a explosão?

Gabarito

  1. 0,4 m/s no sentido oposto ao da menina
  2. VA’= 1,0 m/s e VB’=2,0 m/s
  3. 100√2 m/s
    3

LISTA DE EXERCÍCIOS

1. Uma menina de 40kg é transportada na garupa de uma bicicleta de 10kg, a uma velocidade constante de módulo 2,0m/s, por seu irmão de 50kg. Em dado instante, a menina salta para trás com velocidade de módulo 2,5 m/s em relação ao solo. Após o salto, o irmão continua na bicicleta, afastando-se da menina. Qual o módulo da velocidade da bicicleta, em relação ao solo, imediatamente após o salto?

Admita que durante o salto o sistema formado pelos irmãos e pela bicicleta seja isolado de forças externas.
a) 3,0m/s
b) 3,5m/s
c) 4,0m/s
d) 4,5m/s
e) 5,0m/s
2. Um vagão de massa 20 toneladas e velocidade 36km/h colide frontalmente com outro idêntico a ele e após a colisão passam a se mover grudados. O tipo de colisão e a velocidade do conjunto após a colisão estão melhor representados na opção:
a) inelástica; 18km/h
b) elástica; 18km/h
c) inelástica; 36km/h
d) elástica; 36km/h
3. A figura a seguir apresenta os gráficos da velocidade versus tempo para a colisão unidimensional ocorrida entre dois carrinhos A e B:
fis-1
Supondo que não existam forças externas resultantes e que a massa do carrinho A valha 0,2kg, o coeficiente de restituição e a massa do carrinho B, em kg, são:
a) 0,6 e 1kg
b) 1 e 0,2kg
c) 0,6 e 0,2kg
d) 1 e 1kg
4. Considere a montagem experimental representada a seguir, em que a esfera 1 tem massa 2M e as demais (2, 3, 4 e 5) têm massa M:

fis-2

Abandonando-se a esfera 1 na posição indicada, ela desce, chegando ao ponto mais baixo de sua trajetória com velocidade v0. Supondo que todas as possíveis colisões sejam perfeitamente elásticas, podemos afirmar que, após a interação:
a) a esfera 5 sai com velocidade 2v0 .
b) as esferas 2, 3, 4 e 5 saem com velocidade v0/2.
c) as esferas 4 e 5 saem com velocidade v0.
d) as esferas 2, 3, 4 e 5 saem com velocidade v0.
e) todas as esferas permanecem em repouso

Gabarito

1. E
2. A
3. C
4. C