• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Questões comentadas: Tipos de Democracia

Leia o resumo “Quais são os tipos de democracia?” e resolva os exercícios abaixo.

1. “Democracia: governo no qual o povo toma as decisões importantes a respeito das políticas públicas, não de forma ocasional ou circunstancial, mas segundo princípios permanentes de legalidade.”
(Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.)

O conceito de democracia apresentado acima se relaciona diretamente com a prática de:

a) unidade sindical
b) socialização da riqueza
c) estabilidade constitucional
d) autodeterminação das minorias

 

2. (CNDL) Indique a importância da autonomia dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário). Justifique sua resposta.

 

3. (PITÁGORAS) Analise a imagem a seguir:

imagem 3

a) A charge mostra que com o passar dos tempos os meios de comunicação de massa tornaram-se o poder com mais força para influenciar os indivíduos.
b) Mostra a cumplicidade entre os poderes estabelecidos na sociedade, que pode facilitar no momento de se prover benefícios aos cidadãos.
c) Demonstra a desinformação do cidadão comum, que é incapaz de reconhecer as instâncias de poder da sociedade moderna.
d) Retrata a divergência entre os poderes estabelecidos na sociedade moderna, que proporciona muitos conflitos e desconfiança aos cidadãos.
e) Relata que os poderes da sociedade democrática são distribuídos de forma hierárquica, identificando quem terá maior poder de decisão.

 

 

Gabarito

1. C
Apenas em um Estado onde há estabilidade Constitucional é possível haver democracia. É a segurança das leis que permite que os cidadãos tenham seus direitos assegurados, mesmo que suas escolhas não agradem os governantes, isso é o que chamamos de Estado de direito, a sadia convivência do povo e do governo mediada pela lei.

2. O estado deve se dividir em três poderes para evitar centralização de poder e violação da democracia. Desse modo os três poderes são inteiramente independentes, assim garantem o regime democrático.

3. A
Os meios de comunicação de massa não são comandados pelo governo ou têm algum poder político efetivo, mas são um instrumento de manipulação popular muito eficaz. Por esse motivo, são conhecidos como o quarto poder, por terem uma força decisiva sobre a opinião do povo.