• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Filosofia: Surgimento da Política

Separe o seu material porque hoje, quinta-feira, é dia de aula de filosofia sobre o como surgiu a política com a professora Larissa Rocha! <3
Não se esqueça de conferir o horário da aula e baixar o material de apoio aqui embaixo! 🙂

tumblr_Blog-320x320px_Lara
Filosofia: Surgimento da Política
Turma da Noite: 19h45 às 20h45, com a professora Larissa Rocha

Faça download dos materiais, é só clicar aqui embaixo!

Material de Aula ao Vivo
Lista de Exercícios

MATERIAL DE AULA AO VIVO

1. Sobre o moderno conceito de cidadania, assinale o que for incorreto.

a) Cidadania é a condição daquele que possui e exerce três ordens de direitos: civis, políticos e sociais.
b) Em termos históricos, os direitos sociais antecederam os direitos políticos na composição da cidadania.
c) As grandes revoluções políticas europeias dos séculos XVII e XVIII marcaram o início da expansão dos direitos políticos para camadas populacionais antes excluídas da condição de cidadãos.
d) Os direitos sociais, parte fundamental da cidadania, dizem respeito ao usufruto da herança material produzida pela coletividade, ou seja, se referem à distribuição da riqueza entre os membros de uma sociedade.
e) A emergência dos Estados de Bem-estar Social no século XX foi importante impulsionador dos direitos sociais, e, portanto, um fenômeno relevante para a consolidação da cidadania moderna.

2. A Idade Moderna (século XV à primeira metade do século XVIII), que foi marcado pela formação dos Estados Nacionais, teve como característica(s):

a) o surgimento da burguesia e a consolidação do seu poder político e econômico.
b) a substituição do poder dos Reis pelos camponeses.
c) a consolidação dos regimes absolutistas, apoiados pela burguesia que desejava o poder econômico.
d) o enfraquecimento do sistema colonial, a partir do surgimento dos novos Estados americanos.

3. A democracia é o principal sistema político contemporâneo. Ela está presente em países de culturas muito diferentes (como Brasil, Japão e África do Sul) e pode assumir diversos modelos e aspectos, dependendo do contexto. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da democracia:

a) Com relação à forma de participação, a democracia pode ser direta ou representativa.
b) Uma democracia pode existir tanto em um regime parlamentarista quanto em um regime presidencialista.
c) A democracia contemporânea ocorre nos mesmos moldes da democracia clássica grega.
d) Muitas ações arbitrárias podem ser tomadas em nome de “ideais democráticos”.
e) A democracia parte do pressuposto de que o poder emana do povo.

4. Sobre o conceito de Estado, é correto afirmar:

a) É uma organização civil para administrar dado território e a sua população.
b) Refere-se à não existência da divisão territorial determinada pelos limites geográficos.
c) Trata-se da eleição realizada pelo povo que garante a legitimidade para pessoas governarem.
d) É a estrutura organizacional e política, fruto de um contrato social ou de um pacto político, que garante legitimidade ao governo.
e) Consiste em uma estrutura organizacional e política, independente de um pacto político com autoridade.

5. Os impostos são quantia em dinheiro para o Estado pagos por pessoas físicas e jurídicas. É um tributo usado para custear parte das despesas de administração e dos investimentos do governo em obras de infraestrutura e serviços essenciais à população, como saúde, segurança e educação. Mas há um descompasso entre arrecadação e qualidade dos serviços públicos, pois o custo Brasil é alto, bem observado no texto abaixo. A carga tributária bruta brasileira em 2010 subiu para 33,56% do PIB (Produto Interno Bruto), informou há pouco a Receita Federal. No ano retrasado, o percentual havia sido de 33,14%. Em valores, isso representa R$ 3,6 trilhões ao longo do ano passado. O aumento decorreu do crescimento de 7,5% do PIB e de 8,9% da arrecadação tributária nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Em 2010, a arrecadação tributária bruta totalizou R$ 1,2 trilhão.

Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso: 23 set. 2011.

A partir dessas informações, é correto afirmar que o Estado é um(a)
a) instituição política, com poder institucionalizado e, por extensão, agente de controle social, com poder de regular as relações entre todos os membros da sociedade.
b) instituição sociopolítica que regula as relações humanas com finalidade de padronizar comportamento conforme preceitos ideológicos definidos eticamente.
c) organização político-econômica que regula o processo de socialização primária e a reprodução dos saberes informais inerentes a uma cultura.
d) empreendimento político, por excelência, reprodutor do sistema que legitima relações de dominação e subordinação ao capital internacional.
e) instituição sociopolítica que prescreve códigos éticos destinados à orientação da conduta dos indivíduos em prol de um mundo ideal.

6. Observe a charge a seguir.

desconversa.com.br wp content uploads 2015 03 Aulaaovivo filosofia surgimento politica 20 03 2015.pdf

Notamos nela a presença de um processo social importante para a compreensão das mudanças e/ou transformações que ocorrem de forma contínua e que refletem determinados tipos de relações sociais entre os indivíduos e os grupos. Sobre isso, assinale a alternativa correta.

a) O processo social nela apresentado é denominado conflito, pois destaca um grupo em rivalidade, buscando uma educação mais justa.
b) A cidadania produzida pela educação é um processo dissociativo e se encontra em constante transformação.
c) A cooperação na construção de uma educação cidadã permite que dois ou mais indivíduos atuem em conjunto para tornar o seu grupo mais atuante na formação de uma sociedade mais justa.
d) A diversidade ideológica no grupo social permite uma maior coesão dos seus membros na cooperação por uma educação de qualidade e cidadã.
e) Numa competição como a da charge, notamos uma necessidade de formar subgrupos que permitem uma cidadania igual para todos.

 

Gabarito
1. B
2. A
3. C
4. D
5. A
6. C

 

LISTA DE EXERCÍCIOS

1.

desconversa.com.br wp content uploads 2015 03 Listadeexercicios filosofia surgimento politica 20 03 2015.pdf

A partir da charge acima e de seus conhecimentos sobre a democracia, responda: O nosso sistema político contemporâneo pode, de fato, ser considerado uma democracia? Justifique sua resposta.
2. Sobre o conceito de Estado Moderno defendido pelo sociólogo alemão Max Weber, assinale o que for correto.

01) O Estado Moderno deve ser definido estritamente em relação aos seus fins.
02) A característica fundamental do Estado é o monopólio do uso da violência legítima dentro de um determinado território.
04) A manutenção da autoridade estatal ocorre pela necessária combinação entre o emprego da força física e a busca pela legitimidade junto aos cidadãos.
08) Como dimensão superestrutural da sociedade capitalista, o Estado é um instrumento de dominação da classe dos proprietários.
16) A legitimidade do Estado Moderno deriva, principalmente, do reconhecimento da validade legal e da competência funcional, baseadas em normas racionalmente estabelecidas.
3. A cidade-Estado clássica parece ter sido criada paralelamente pelos gregos e pelos etruscos e/ou romanos. No caso desses últimos, a influência grega foi inegável, embora difícil de avaliar e medir.

CARDOSO, Ciro Flamarion. A cidade-Estado antiga. 1985.

Aponte quais eram as características comuns às cidades-Estados clássicas.
I. Possuíam governo tripartido em assembleia, conselho e certo número de magistrados escolhidos entre os homens elegíveis;
II. Os cidadãos podiam participar de forma direta no processo político;
III. Havia separação entre os órgãos de governo e de justiça;

a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas a afirmativa III está correta.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) Apenas a afirmativa II está correta.
e) As afirmativas I, II e III estão corretas.
4. “Na cidade grega antiga, ser cidadão não significava apenas fazer parte de uma entidade ‘nacional’, mas também participar numa vida comum.”

MOSSÉ, Claude. O cidadão na Grécia antiga. Lisboa: Edições 70, 1999. p. 51.

Tomando por base a afirmativa acima, pode-se compreender corretamente que a vida na pólis, para o cidadão, significava:
a) romper com a religião e os mitos e adotar o modo de vida proposto pelos filósofos, o de disseminar a filosofia e a democracia para todas as cidades-estados gregas.
b) realizar o ideal grego de unificação política, militar, geográfica, econômica, religiosa e cultural de todas as cidades-estados e assim suprimir as tiranias e as oligarquias.
c) exercer obrigatoriamente uma magistratura ao longo da vida, pois o aprendizado político por todos representava a garantia de bem-estar social e da manutenção da democracia.
d) formar um corpo de súditos, cujas decisões políticas se orientavam para a manutenção do poder econômico e religioso das famílias detentoras de frotas que comercializavam pelo Mediterrâneo.
e) integrar uma comunidade que visava ao seu bem comum por meio de decisões políticas, da adoção de uma defesa militar e de práticas religiosas que buscavam benefícios e proteção dos deuses da cidade.

 

 

Gabarito

1. A presente questão não apresenta uma única resposta correta. Ela depende do enfoque do professor e da argumentação do aluno. Se a democracia for considerada como a participação dos cidadãos no processo de escolha dos governantes, podemos considerar que vivemos em uma democracia, dado que o voto é universal e obrigatório. Entretanto, se considerarmos a democracia a partir da capacidade de influência nas decisões políticas, o sistema em que vivemos pode não ser considerado uma democracia de fato.

2. TOTAL: 02 + 04 + 16 = 22.

3. A

4. E

 

PRINTS DA AULA

filo-politica

filo-politica2