• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Fatores Condicionantes de Movimentos de Massa I

Olá, meus guerreiros!

Agora que vimos nos posts ” Movimentos de Massa I” e “Movimentos de Massa II“, vamos estudar o fatores condicionantes, cujo entendimento explica esse fenômeno.

Os fatores condicionantes são muito importantes para explicar os Movimentos de Massa em si e é a partir deles que começa o estudo desses eventos.

Clima e Vegetação

O clima poder ser facilmente entendido como fator condicionante, a taxa de precipitação e a intensidade com que ela ocorre em  uma área são fundamentais para a ocorrência desses movimentos de massa.

A vegetação também é bem simples, a presença de cobertura vegetal no local não deixa que essa água entre em contato direto com o solo. Se ela escorrer pelos troncos, ou for batendo nas folhas, com certeza irá infiltrar com maior facilidade e será menos prejudicial para o solo.

Umidade antecedente

Outro fator importante é a Umidade antecedente, isso quer dizer que a água que já está no solo antes de uma chuva começar poder dizer se aquela área será alagada e se haverá, portanto, um movimento de massa.

Se o solo já estiver saturado, ou seja, com muita água em seus poros, ele irá alagar com maior facilidade.

Ação Humana

Então pessoal, o homem também tem grande influência nesses processos. Quando temos um solo com lixo ou desmatado isso pode facilitar os deslizamentos, porque?

Isso acontece porque o lixo desagrega os torrões de terra (esfarela a terra), o que facilita demais que esses sedimentos sejam levados encosta abaixo.

Por hoje é só, aguardem a continuação semana que vem!

Até mais, meus amigos!