• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Questões Comentadas: História da Escravidão

Leia o resumo “Quais os conceitos e perspectivas da História da Escravidão?” e resolva os exercícios abaixo.

1. (UFPE) As razões que fizeram com que no Brasil colonial e mesmo durante o império a escravidão africana predominasse em lugar da escravidão dos povos indígenas podem ser atribuídas a (à):

a) setores da Igreja e da Coroa que se opunham à escravização indígena; fugas, epidemias e legislação antiescravista indígena que a tornaram menos atraente e lucrativa.
b) religião dos povos indígenas, que proibia o trabalho escravo. Preferiam morrer a ter que se se submeterem às agruras da escravidão que lhes era imposta nos engenhos de açúcar ou mesmo em outros trabalhos.
c) reação dos povos indígenas, que, por serem bastante organizados e unidos, toda vez que se tentou capturá-los, eles encontravam alguma forma de escapar ao cerco dos portugueses.
d) ausência de comunicação entre os portugueses e os povos indígenas e à dificuldade de acesso ao interior do continente, face ao pouco conhecimento que se tinha do território e das línguas indígenas.
e) um enorme preconceito que existia do europeu em relação ao indígena, e não em relação ao africano, o que dificultava enormemente o aproveitamento do indígena em qualquer atividade.

 

2. (UFC-CE) Por aproximadamente três séculos, as relações de produção escravista predominaram no Brasil, em especial nas áreas de plantatione de mineração. Sobre este sistema escravista é correto afirmar que:

a) impediu as negociações entre escravos e senhores, daí o grande número de fugas.
b) favoreceu ao longo dos anos a acumulação de capital em razão do tráfico negreiro.
c) possibilitou a cristianização dos escravos, fazendo desaparecer as culturas africanas.
d) foi combatido por inúmeras revoltas escravas, como a dos Malês e a do Contestado.
e) foi alimentado pelo fluxo contínuo de mão de obra africana até o momento de sua extinção em 1822

 

3.

desconversa.com.br wp content uploads 2015 03 Aulaaovivo historia historia escravidao conceitos perspectivas 18 03 2015.pdf

 

Foto de militão, São Paulo, 1879.
ALENCASTRO, L. F. (org). História da vida privada no Brasil.
Império: a corte e a modernidade nacional. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.

 

Que aspecto histórico da escravidão no Brasil do séc. XIX pode ser identificado a partir da análise do vestuário do casal retratado acima?

a) O uso de trajes simples indica a rápida incorporação dos ex-escravos ao mundo do trabalho urbano.
b) A presença de acessórios como chapéu e sombrinha aponta para a manutenção de elementos culturais de origem africana.
c) O uso de sapatos é um importante elemento de diferenciação social entre negros libertos ou em melhores condições na ordem escravocrata.
d) A utilização do paletó e do vestido demonstra a tentativa de assimilação de um estilo europeu como forma de distinção em relação aos brasileiros.
e) A adoção de roupas próprias para o trabalho doméstico tinha como finalidade demarcar as fronteiras da exclusão social naquele contexto.

 

 

GABARITO

1. A

Resolvendo passo-a-passo:

Muitas vezes é atribuída apenas a intervenção Católica sobre os negros ou, de forma pejorativa, afirmando que não eram escravizados, pois, eram preguiçosos e não queriam trabalhar. Isso está mudando e a alternativa A nos dá as principais questões para os indígenas serem menos escravizados. Outra questão é o fator comercial que passou a ser atribuído ao negro, dando altos lucros a Coroa Portuguesa.

 

2. B

Resolvendo passo-a-passo:

Temos como resposta correta a alternativa B, onde nos mostra o grande valor comercial que foi atribuído ao escravo negro africano. Em relação a letra A sabemos que algum tipo de negociação ocorria entre escravos e senhores; A letra C não procede, visto que, a igreja não tinha intenção de cristianizar os escravos; No que se refere a letra D tivemos pouquíssimas, ou quase nenhuma, revolta de grande porte que reivindicou a abolição e, por fim, a letra E supõe que a abolição ocorreu em 1822, quando sabemos que foi em 1888.

 

3. C

Resolvendo passo-a-passo:

Nesta imagem vemos uma cena inusitada, onde temos dois negros africanos no Brasil vestidos conforme uma tendência que era Europeia. Provavelmente eram negros alforriados e tiveram alguma ascensão social. A resposta correta é a letra C, onde destaca o sapato, que tem um forte destaque na imagem e é um sinal de diferenciação de um negro liberto.

 

C