• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Exercício Resolvido: Cruzadas

Banner-Blog_monitoria_1349x504px_exercicio-Resolvido

Para responder essa questão, assista uma aula sobre Cruzadas.

1. (Enem) “Os cruzados avançavam em silêncio, encontrando por todas as partes ossadas humanas, trapos e bandeiras. No meio desse quadro sinistro, não puderam ver, sem estremecer de dor, o acampamento onde Gauthier havia deixado as mulheres e crianças. Lá os cristãos tinham sido surpreendidos pelos muçulmanos, mesmo no momento em que os sacerdotes celebravam o sacrifício da Missa. As mulheres, as crianças, os velhos, todos os que a fraqueza ou a doença conservava sob as tendas, perseguidos até os altares, tinham sido levados para a escravidão ou imolados por um inimigo cruel. A multidão dos cristãos, massacrada naquele lugar, tinha ficado sem sepultura.”

F. Michaud. “História das cruzadas”. São Paulo: Editora das Américas, 1956 (com adaptações).

“Foi, de fato, na sexta-feira 22 do tempo de Chaaban, do ano de 492 da Hégira, que os franj* se apossaram da Cidade Santa, após um sítio de 40 dias. Os exilados ainda tremem cada vez que falam nisso; seu olhar se esfria como se eles ainda tivessem diante dos olhos aqueles guerreiros louros, protegidos de armaduras, que espelham pelas ruas o sabre cortante, desembainhado, degolando homens, mulheres e crianças, pilhando as casas, saqueando as mesquitas. *franj = cruzados.”

Amin Maalouf. “As Cruzadas vistas pelos árabes”. 2ed. São Paulo: Brasiliense, 1989 (com adaptações).

Avalie as seguintes afirmações a respeito dos textos, que tratam das Cruzadas.

  1. Os textos referem-se ao mesmo assunto – as Cruzadas, ocorridas no período medieval -, mas apresentam visões distintas sobre a realidade dos conflitos religiosos desse período histórico.
  2. Ambos os textos narram partes de conflitos ocorridos entre cristãos e muçulmanos durante a Idade Média e revelam como a violência contra mulheres e crianças era prática comum entre dessa época, apesar de ter havido alguns confrontos militares, foram resolvidas com base na ideia do respeito e da tolerância cultural e religiosa.

É correto apenas o que se afirma em

a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.

GABARITO

  1. D

A afirmação de número III está incorreta, pois, segundo o texto, é dito que “As mulheres, as crianças, os velhos, todos os que a fraqueza ou a doença conservava sob as tendas, perseguidos até os altares, tinham sido levados para a escravidão ou imolados por um inimigo cruel”, ou seja, as questões conflituosas não eram solucionadas por meio da conversa e muito menos de modo respeitoso. As outras afirmativas estão corretas, pois a primeira parte do texto mostra o uso da violência dos muçulmanos para com os cristãos, enquanto que, no segundo momento do texto, é mostrada uma situação completamente diferente, ou seja, a violência cristã para com os muçulmanos. Sendo assim, podemos perceber que ambas as afirmativas falam sobre a mesma guerra, porém sob aspectos e pontos de vistas diferentes.

Por: Ruth Borges