• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Exercício comentado – Conjunções

Olá, molecada! Pra provar que não é maluquice inútil as coisas que vim discutindo nos últimos três posts (conjunções e seus valores), trouxe uma questão do Enem 2009 que trata justamente sobre isso.

A seguir, a questão e os respectivos comentários que farei a respeito dela:

Aumento do efeito estufa ameaça plantas, diz estudo.
O aumento de dióxido de carbono na atmosfera, resultante do uso de combustíveis fósseis e das queimadas, pode ter consequências calamitosas para o clima mundial, mas também pode afetar diretamente o crescimento das plantas. Cientistas da Universidade de Basel, na Suíça, mostraram que, embora o dióxido de carbono seja essencial para o crescimento dos vegetais, quantidades excessivas desse gás prejudicam a saúde das plantas e têm efeitos incalculáveis na agricultura de vários países.

O texto acima possui elementos coesivos que promovem sua manutenção temática. A partir dessa perspectiva, conclui-se que

(A) a palavra “mas”, na linha 3, contradiz a afirmação inicial do texto: linhas 1 e 2.

(B) a palavra “embora”, na linha 4, introduz uma explicação que não encontra complemento no restante do texto.

(C) as expressões: “consequências calamitosas”, na linha 2, e “efeitos incalculáveis”, na linha 6, reforçam a ideia que perpassa o texto sobre o perigo do efeito estufa.

(D) o uso da palavra “cientistas”, na linha 3, é desnecessário para dar credibilidade ao texto, uma vez que se fala em “estudo” no título do texto.

(E) a palavra “gás”, na linha 5, refere-se a “combustíveis fósseis” e “queimadas”, nas linhas 1 e 2, reforçando a ideia de catástrofe.

Pois é, galera, pra matar a questão deveríamos estar atentos aos valores semânticos das conjunções. Na letra A, afirma-se que mas funciona como adversidade, mas a verdade é que não há efeito de contrariedade entre as orações que essa conjunção liga; na verdade, ocorre o oposto.

A opção B nos testa novamente, dizendo que embora possui valor explicativo, quando na verdade está criando um clima de concessão (está fazendo uma ressalva a respeito da ideia de que o monóxido de carbono ajuda o crescimento das plantas).

A questão ainda trata sobre os demais mecanismos de coesão, como substantivos anafóricos e testa a habilidade 18 (Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos).

Fiquem ligados pra mais posts e mais questões comentadas em breve.

Grande abraço.