• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

ESTRATÉGIAS PARA A CONCLUSÃO

Olá!

Como prometi no último post, hoje trago pra vocês algumas estratégias para a conclusão. Não me canso de repetir que grande parte do processo textual é treinamento, portanto, escolham um tipo de estratégia, treinem bastante e sigam em frente!

Síntese da propostaneste tipo, o candidato retoma sua tese, escrevendo-a novamente, porém com outras palavras. Para não deixar o parágrafo muito “vazio”, é interessante propor reflexões e estabelecer frases de efeito no final no texto.

Proposta de Intervenção – este é o tipo de estratégia cobrada em provas como o ENEM. Aqui, o candidato procura propor soluções para a problemática do tema. Muitas vezes, o problema em tela é de difícil solução. Quando isso ocorre, o ideal é que o candidato proponha maneiras de amenizar o problema. Isso é melhor do que jogar propostas utópicas e mostrar pouca noção da realidade circundante.

Intertextualidade O interessante dessa estratégia é mostrar conhecimento geral e base cultural ao fazer o cruzamento entre textos. Citações e paráfrases são boas maneiras de finalizar seu texto, causando impacto no leitor.

Entenderam?

No próximo post, voltarei com a análise de uma boa conclusão.

Até lá!