• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

ENEM 2001: Redação Pronta

Oi, gente!

Como prometi no último post, hoje vim mostrar mais uma redação pronta. É o tema do ENEM 2001: “Desenvolvimento e Preservação Ambiental: como conciliar os interesses em conflito?”. A preocupação com o meio ambiente é uma das discussões mais importantes da atualidade. Vale ficar de olho!

AÇÃO SUSTENTÁVEL

A preocupação com o meio ambiente não é um assunto novo. No Brasil, a Constituição de 1988 já enfatizava a necessidade da preservação. Em 1989, o Ibama foi criado para consolidar esse processo. Entretanto, em todo o mundo, desastres acontecem em decorrência do mau uso da natureza por parte do homem. Sanções ambientais, conferências e documentários sobre mudanças climáticas são algumas respostas à esses acontecimentos. Ainda assim, poucos parecem entender que o crescimento das nações não deve esgotar os recursos para o futuro, e que há maneiras para que isso seja possível.

Em primeiro lugar, é preciso analisar a realidade capitalista em que vivemos. Nela, a maximização dos lucros é o principal objetivo, ainda que isso ocorra às custas da destruição do meio ambiente. Visando ao enriquecimento das maiores potências mundiais, Governos fecham os olhos para o problema, culminando em situações como a recusa do então presidente americano George W Bush em assinar o Protocolo de Kyoto, que visava à redução da emissão de gases poluentes na atmosfera. Somente o desenvolvimento inteligente e sustentável pode assegurar que o crescimento econômico das nações se dê sem que seja preciso destruir o espaço em que vivemos.

Além disso, cabe discutir a miopia da sociedade contemporânea. Presa em um senso de individualismo crônico, ela é incapaz de enxergar o que parece distante. Assim, poucos consideram a situação das gerações futuras, repousando na mentalidade imediatista e superficial. Entretanto, desastres naturais já ocorrem em todos os cantos do globo, decorrentes de fracas políticas de preservação, o que mostra que o problema não está tão longe assim. Cabe à mídia e aos meios de comunicação em massa conscientizarem a população sobre a urgência que o assunto requer, assim como divulgarem formas de cuidado ambiental que cada indivíduo pode ter, como separar lixo e não desperdiçar água.

Por fim, é possível avaliar a total alienação política e social da juventude contemporânea como uma das causas do problema. Totalmente inertes e desinteressados por assuntos que não sejam divulgados pela mídia de massa como possíveis objetos de consumo, os jovens não percebem a importância que têm nessa problemática. Ao invés de darem o exemplo no âmbito pessoal, e exigirem mudanças no trato governamental, eles simplesmente preferem afirmar que o problema é tão grande, que nada adiantariam ações isoladas. As escolas devem, então, transmitir valores de estima ao meio ambiente, mostrando que ações individuais são, também, vitais para a resolução da questão.

Dessa maneira, é possível perceber que se faz necessária uma conscientização geral, forte e urgente da sociedade. É necessário entendermos que os recursos naturais são finitos, e que o crescimento econômico deve considerar a preservação do meio em que vivemos, para que as conseqüências em um futuro próximo não sejam ainda mais desastrosas. Precisamos aplicar no campo pessoal o conceito da Terceira Lei de Newton, vinda da Física: toda ação provoca uma reação de igual intensidade e sentido contrário. Precisamos agir na direção da sustentabilidade, do uso das energias renováveis e da redução das mudanças climáticas, para que a reação da natureza seja a perpetuação de um ambiente seguro e ideal para vida de todas as espécies.

Compartilhe

Avatar

O tema da redacao foi exposto como: Desenvolvimento e preservacao ambiental: como conciliar os interesses em conflito.
Ha necessidade de colocar outro titulo como no exemplo “Acao sustentavel’ ou o aluno pode aproveitar o mesmo tema da prova.
E obrigatorio criar a tematica como no exemplo?

responder
Avatar

Carolina,
Parabéns pela redação, gostei muito. Tenho apenas uma dúvida pontual em relação à regência do verbo visar, presente no segundo parágrafo. Nesse caso ele não seria transitivo indireto?

responder
Avatar

parabens se todos nos pesamos com essa sabedoria a vida sera estramamente etena

responder
Avatar

Muito bom Carolina pelo seu brilhante texto.
Há apenas um pequeno detalhe que eu penso que esteja errado, que seja uma crítica construtiva.
o verbo visar no sentido de objetivar algo, é transitivo indireto, o que enquadraria melhor no texto. A forma a qual o verbo está empregado no texto, referece ao verbo visar no sentido transitivo direto, mirar, olhar.

responder
Avatar

Muito obrigado pelo elogio e pelo toque, Ricardo!

É disso que o Desconversa precisa: pessoas antenadas contribuindo para o aperfeiçoamento da educação!

Valeu!

responder
Avatar

parabéns pela redação, gostei muito, acho que se cada um de nós fizermos nossa parte a situação da natureza e do meio ambiente não estaria tão critica.

Jeane Daniely

responder
Avatar

Nossa adorei tudo bem explicado foi esse lugar que eu escolhi para escrever meu trabalho que ótimo que fico. kkk

responder
Descomplica

##- Não escreva abaixo desta linha -##

Ticket recebido: [desconversared] Re: ENEM 2001: Redação Pronta

Seu ticket (#953) foi recebido e está sendo analisado pelo nosso suporte.
Para adicionar outros comentários, responda este email ou clique no link a seguir: http://descomplica.zendesk.com/tickets/953

———————————————-
Atualizado por: Disqus, 10 Abr 01:24 (BRT):

======

responder
Avatar

##- Não escreva abaixo desta linha -##

[Descomplica] Re: [desconversared] Re: ENEM 2001: Redação Pronta

Seu ticket (#953) foi considerado resolvido.

Para reabri-lo, responda este email ou clique no link a seguir: http://descomplica.zendesk.com/tickets/953

———————————————-
Atualizado por: Suporte Descomplica, 12 Abr 19:37 (BRT):

Olá,

Que bom que lhe ajudamos. =) Continue estudando com o Descomplica! Bons estudos!

Abs,

Priscila

———————————————-
Atualizado por: Disqus, 10 Abr 01:24 (BRT):

======

responder
Avatar

Olá essa é minha primeira vez nesse site, já to adorando. Estou a mais de 3 horas lendo as redações. Queria pedir pra você falar um pouco sobre ”Inflação desenfreada” tenho que fazer uma redação sobre esse assunto. obrigado.

responder
Avatar

vou fazer um concurso de agente penitenciário e preciso de algumas orientações sobre redação por favor me oriente

responder