• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

…E chegamos à conclusão!

Olá! Vamos começar hoje a falar sobre a conclusão, aquele arremate tão importante que, se bem executado, pode fechar com chave de ouro seu texto. É claro que há várias maneiras de elaborar uma conclusão em um texto dissertativo-argumentativo, mas como agora nosso foco é o ENEM, vamos falar especificamente da redação dessa prova.

Uma das formas mais comuns de se concluir um texto é com uma síntese, ou seja, o autor reapresenta suas idéias de forma resumida, sintetizando seus argumentos para ratificar sua tese. Mas cuidado, você não deve repetir exatamente as frases que usou no decorrer do desenvolvimento. Mostre criatividade!

A elaboração de propostas não é obrigatória, embora seja muito válida, pois mostra preocupação diante da problemática apresentada, e discernimento para tentar solucioná-la. Já falei várias vezes aqui que o ENEM procura medir o nível de cidadania e responsabilidade social do candidato, então, nessa prova, é preciso, sim, elaborar soluções para a situação-problema do tema. Seja otimista e, mesmo diante de algo de difícil solução, procure mostrar que nem tudo está perdido, que há sempre como contornar a situação. Entretanto, mostre propostas razoáveis, fuja de utopias, seja realista.

Então, vamos à listinha amiga dos principais elementos que devem constar na conclusão da redação do ENEM:

– Elaboração de propostas de intervenções; solucionar a questão do tema

– Mostrar que houve preocupação em solucionar o problema

– Discurso empolgante

Não se esqueça, é claro, dos recursos coesivos: “Portanto”, “Assim”, “Desse modo”, “Dessa maneira”…

No próximo post, continuaremos falando sobre conclusão. Vou mostrar alguns exemplos de conclusões eficientes em temas de provas passadas do ENEM.

Não deixem de postar seus comentários!