• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Dúvida quanto à argumentação – redação ENEM

Meus caros, faltam exatamente 4 dias para o tão sonhado ENEM! Como vão os estudos? Tudo correndo bem? Já sabem que estou aqui com vocês sempre que precisarem, né? 🙂

Então, trago hoje uma dúvida legal que surgiu para mim em nosso fórum.

Confiram para auxiliar a argumentação de vocês, beleza?

Pergunta:

Li no manual do candidato de redação no enem que é preciso colocar um contra-argumento, que suponho que venha de encontro com minha tese. Por exemplo: Tenho a tese que negativa sobre política, e a defendo.Tenho que colocar um contra-argumento com aspectos positivos dela? Se sim como fazer para ele não acabar com minha argumentação…

Resposta: Bom dia!

A sua dúvida é bem pertinente, mas vou tentar descomplicá-la!

Acredito que uma redação ficará mais completa se você apresentar os dois lados do tema proposto. Ou seja, se você apresentar os aspectos positivos e negativos do que se está abordando, ou, de uma forma mais técnica, argumentar e contra-argumentar.

Repare que, ainda que você apresente os dois lados da moeda, sua argumentação deve indicar e demonstrar qual dos dois lados é o mais importante na sua argumentação. Isso é simples: É como se botasse o argumento e seu contra-argumento em uma balança, e o que pesar mais, será o mais valioso na redação.

O indicado seria que você fizesse um parágrafo de desenvolvimento de um argumento X, o outro de um argumento Y, e o terceiro demonstrando qual dos dois prevalece e a causa disso.

O que acharam? Alguma dúvida?

Abraços e foco total no ENEM,

Diego