• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Dicas para o Vestibular Uerj!

Olá!

No primeiro fim de semana de dezembro, vários vestibulandos de todo o Brasil farão a segunda fase do vestibular da Uerj. Essa banca costuma pedir Dissertações Argumentativas e, ocasionalmente, Cartas Argumentativas. No entanto, sabemos que, embora o tipo de texto se repita, há especificidades de banca para banca. Por isso, prestem bastante atenção às seguintes dicas:

  • A banca da UERJ valoriza muito a correção gramatical. Preocupe-se sim com a argumentação, mas revise bastante a sua prova, para não errar vírgulas, crases, concordância e etc. Esses erros podem comprometer muito a sua nota.
  • A Uerj costuma mesclar temas de caráter subjetivo e outros mais objetivos. Quando a primeira opção acontecer, procure problematizar o tema ao máximo, fazendo perguntas para o mesmo para, a partir daí, argumentar. Por exemplo,  no vestibular 2005, o tema era: “Qual a melhor fase da vida e qual a mais difícil de ser vivida?”. Para facilitar a abordagem, o candidato poderia fazer perguntas como: Há uma melhor fase na vida? Se sim, qual seria ela? Por que? Se não, por que não existe? Qual a necessidade de se apontar uma melhor e uma pior fase?
  • Normalmente, os textos que servem como textos de apoio não se encontram na prova de Redação, como em muitos outros vestibulares, mas na prova de Português Instrumental. Por isso, é recomendável que o candidato faça primeiro a prova de Português Instrumental e depois a Redação. Dessa forma, ele pode ler os textos somente uma vez, já analisando cada um deles, e não perder tempo depois.

Fique ligado e lembre-se dessas dicas na hora de fazer a prova, ok?

E atenção vestibulandos da UFF e da UEPA: em breve, dicas dessas provas para vocês!

Até a próxima!