• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Construindo a argumentação…

Olá!

Vamos hoje começar a falar sobre a “menina dos olhos” da sua redação: a argumentação! Todos sabem que, em uma dissertação modelo, devemos elaborar 2 ou 3 parágrafos de desenvolvimento, mas é muito importante que eles sejam, realmente, bem elaborados, estruturados, e eficientes. É ali que você vai desenvolver sua tese, provar seu ponto de vista. Por isso, passaremos alguns posts falando sobre eles.

Hoje quero focar em uma parte que antecede o ato propriamente dito de escrever a argumentação.  É muito importante organizar os argumentos para os seus parágrafos de desenvolvimento. Por isso, elaborar um “roteiro” é fundamental. Lembra quando eu falei sobre selecionar idéias da coletânea de textos para juntar ao seu argumento? Se você perdeu essa dica, volte alguns posts. Feito isso, em uma folha de rascunho, siga os seguintes passos:

– Separe as três idéias, os três argumentos, que você quer defender.

– Certifique-se de que há somente uma idéia por parágrafo.

– Faça um “brainstorm” para cada parágrafo, ou seja, escreva o que vier à cabeça, que tenha relação com aquela idéia.

– Se julgar necessário, pense em um exemplo para comprovar cada um de seus argumentos.

Pronto, seu roteiro está feito! Começando, no rascunho, pelo desenvolvimento, é mais fácil escrever a introdução e a conclusão! E isso também evita que você se encontre no meio do texto com as idéias já “esgotadas”.

O próximo passo é enxugar essa compilação de idéias que você fez para cada um dos parágrafos de desenvolvimento, escolhendo o que há de mais relevante. E, por fim, juntar isso em períodos coerentes e coesos.

Esses foram os primeiros passos para a elaboração de um bom desenvolvimento. Daqui a alguns dias, voltarei com mais uma dica, e mostrarei um parágrafo bem executado, que pode servir como guia na prova do ENEM!

Até lá!