• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Você consegue descomplicar essa questão de biologia sobre Embriologia?

Para responder essa questão, assista uma aula sobre Embriologia e Anexos Embrionários.

Saudações, rapaziada!

Nossa caminhada para descomplicar a Biologia e obter êxito no enem e vestibulares continua. Agora entramos numa nova parte da matéria, a biologia do desenvolvimento, vamos entender como se desenvolvem diversos organismos.
Prontos? Hoje vamos debater uma questão da prova da UEM (Universidade Estadual de Maringá) de 2012.

“Reunidos, os cromossomos do espermatozoide e do óvulo representam o material genético do novo indivíduo, com informações necessárias e suficientes para o seu desenvolvimento. A respeito do desenvolvimento embrionário dos animais, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) O zigoto que se forma após a fecundação normal inicia um processo de divisão celular conhecido como gastrulação.

02) Ovos telolécitos apresentam grande quantidade de vitelo, distribuída de forma heterogênea no citoplasma. Esses ovos possuem um polo vegetativo com maior concentração de vitelo e um polo animal que apresenta menos vitelo, e estão presentes em aves, répteis, peixes e moluscos.

04) O alantoide é uma membrana formada pelo crescimento conjunto do ectoderma e do mesoderma ao redor do embrião e tem por função prevenir a dessecação e amortecer choques mecânicos.

08) Para que a fecundação se concretize, é necessário que ocorra o fenômeno da anfimixia.

16) Os folhetos germinativos são diferenciados no estágio de gástrula, sendo o ectoderma responsável por originar o sistema nervoso, a epiderme e as estruturas associadas a ela.”

 

 

GABARITO

E aí qual o somatário? 10? 12? 5? 20? …. Quem disse 26 acertou! As afirmativas 02, 08 e 16 estão corretas e somam 26. Se não acertou, fique calmo, vamos então entender em que as demais afirmativas estão erradas. As divisões mitóticas do zigoto são chamadas de segmentação, ou clivagem. A Essa segmentação ocorre diversas vezes até criar uma massa celular chamada mórula. A mórula continua apresentando diversas divisões, mas essas são seguidas de migração e rearranjo dessa massa celular formando a blástula. A gastrulação é o que ocorrerá em seguida, dando origem a boca ou ânus primitivo e as camadas embrionárias.
Quanto a afirmativa 04, o alantoide é um anexo embrionário formado pelo crescimento conjunto do endoderma e do mesoderma a partir da porção posterior do saco vitelínico e está relacionado à respiração, armazenamento de excretas e absorção de cálcio em répteis e aves. Nos mamíferos placentários faz parte da placenta, juntamente com o cório.
Se você ainda não descomplicou a embriologia, não perca a monitoria e fica de olho na aula ao vivo de embriologia que vai ocorrer ainda no mês de maio!

 

Pedro Moreno, monitor de Biologia

 

 

Essa questão foi resolvida pelo monitor Pedro Moreno.