• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como ocorre o processo de respiração?

Você sabe tudo sobre Respiração? Conhece todos os processos respiratórios? Este resumo vai te deixar bem preparado para abordar o tema no Enem, confira!

homem

A respiração é o processo celular de obtenção de energia para o metabolismo. Para que essa respiração celular seja possível, os gases devem entrar e sair das células, e vemos as diferentes formas que estes gases chegam às células nos diferentes grupos animais pelo estudo da respiração comparada.

Respiração Celular

Resumo da respiração celular

A respiração celular ocorre na mitocôndria, e se obtém energia para o metabolismo a partir da degradação da glicose, com diferentes etapas. Na etapa final deste processo, o oxigênio (O2) é utilizado e há produção e liberação de gás carbônico (CO2).

Respiração Comparada

lyQNsJ4

As organizações celulares e de tecidos dos diferentes grupos animais fazem com que cada um possua diferentes formas de obtenção de gases para que a respiração celular ocorra.

 

Respiração Cutânea Direta

Animais que realizam respiração cutânea direta

Na respiração cutânea direta, o O2 entra pela pele por difusão e segue diretamente para as células. Ele passa de célula em célula por diferença de concentração. No caso do CO2, ocorre o mesmo, porém, em sentido contrário, já que ele é eliminado também por difusão pela pele. Este tipo de respiração ocorre em animais mais simples, que possuem poucas camadas de células, como os poríferos, cnidários, platelmintos e nematelmintos.

Animais que realizam respiração cutânea direta

Respiração Cutânea Indireta

Detalhes da respiração cutânea indireta, com vasos sanguíneos

A difusão indireta ocorre quando os gases são capturados ou eliminados pela pele por difusão por diferença de concentração, e seu transporte ocorre através de um sistema circulatório. Ela ocorre em animais que possuem sistema circulatório e sangue compigmentos respiratórios, como os anelídeos e pelos anfíbios adultos (este último também realiza respiração pulmonar, sendo a respiração cutânea é só um complemento).

Animais que realizam respiração cutânea indireta

Animais que realizam respiração cutânea indireta

Respiração Traqueal

Detalhe da traqueia e sua ramificação até as células

A respiração traqueal ocorre nos insetos, que apresentam uma rede de tubos conhecida como traqueia, e essas traqueias são responsáveis pelas trocas diretamente com os tecidos. A hemolinfa dos insetos não possui pigmentos e não participa do transporte de gases. E, como sabemos, os insetos são ágeis, possuindo um alto consumo de O2. Para suprir essa necessidade, há buracos no abdomen (espiráculos) que dão origem a tubos para a parte de dentro do seu corpo que se ramificam (traquéias) e atingem as células, dando o aporte gasoso de que precisam.

Detalhe da traqueia e sua ramificação até as células

Detalhe da traqueia e sua ramificação até as células

Respiração Branquial

Detalhes das brânquias com vasos sanguíneos

As brânquias estão presentes em animais aquáticos. Elas podem ser formadas por dobras na pele, como no caso de crustáceos, moluscos e poliquetas ou ser formadas a partir de ramificações da faringe, como no caso dos peixes. Essa estrutura é muito irrigada por vasos sanguíneos para que nela haja a troca gasosa, também chamada de hematose. Como essas são células vivas, se estiverem fora da água desidratam e morrem.

Respiração Pulmonar

O pulmão é uma estrutura que permitiu a existência de vida no ambiente terrestre. Ele é composto por sacos que ficam internos ao corpo do animal, evitando que as suas células desidratem e morram. O pulmão é extremamente irrigado, e troca os gases com o sangue por difusão.

Nos anfíbios, os pulmões são saculiformes, com poucas ramificações e baixa eficiência, e por isso também utiliza a respiração cutânea. Os répteis possuem um pulmão parenquimatoso, já as aves e mamíferos possuem pulmão alveolar. As aves também possuem sacos aéreos que auxiliam no voo.

O sistema respiratório humano é formado por fossas nasais, faringe, laringe, traqueia e pulmão, sendo o pulmão constituído de brônquios, bronquíolos e alvéolos. As fossas nasais aquecem e retêm as impurezas do ar. De lá, ele passa pela faringe e pela laringe, onde também se encontram as pregas vocais. Depois, o ar segue para a traqueia e os brônquios, que são tubos rígidos com discos cartilaginosos.

 

Ilust-respiratorio

Após os brônquios, temos os bronquíolos, e na ponta destes se encontram os alvéolos. As trocas gasosas ocorrem nos alvéolos por difusão, e é chamada de hematose, garantindo a oxigenação sanguínea, como podemos ver na imagem abaixo.

O transporte dos gases se dá pela hemoglobina. Quando o O2 se liga a hemoglobina, forma a oxiemoglobina, e é transportado para os tecidos. Quando o CO2 se liga a hemoglobina, temos a carboemoglobina, e depois o CO2 se desliga desta proteína para ser eliminado na transpiração.

A respiração ocorre com a diferença de pressão, que é feita com ajuda do músculo diafragma. Na inspiração do ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem, e na expiração estes músculos se relaxam.

Esquema da contração e relaxamento do diafragma durante a inspiração e expiração do ar.

Esquema da contração e relaxamento do diafragma durante a inspiração e expiração do ar.

EXERCÍCIOS

1. (UFMG) Observe os esquemas referentes a sistemas respiratórios animais.

respiração

Com base nesses esquemas e em conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar-se que:
a) 1 e 2 são comuns a vertebrados e invertebrados.
b) 3 independe do sistema circulatório.
c) 3 e 4 referem-se a animais que possuem mais disponibilidade de O‚ no ambiente.
d) 4 pode pertencer a um animal com coração tetracavitário.
e) O sistema branquial não se inclui entre os esquemas representados.

VEJA COMO RESOLVER PASSO-A-PASSO ESTA QUESTÃO!

2. (UFSC – Adaptada) O esquema abaixo apresenta um modelo simplificado de nosso sistema respiratório. Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre o mesmo e suas relações com os demais sistemas orgânicos.
01. Separadas pelo palato (“céu da boca”), as fossas nasais e a boca servem de entrada para o ar inspirado.
02. A traquéia é um tubo formado por anéis ósteocartilaginosos que lhe dão rigidez e boa sustentação.
04. A hematose ocorre nos alvéolos, com a troca do oxigênio atmosférico pelo gás carbônico sangüíneo.
08. Pessoas portadoras de fenda palatina produzem sons anasalados pois, quando falam, o ar sai tanto pela boca como pelo nariz.
16. O esquema apresenta apenas o pulmão direito visto ser ele o principal, tendo o esquerdo função secundária.

VEJA COMO RESOLVER PASSO-A-PASSO ESTA QUESTÃO!

3. (VUNESP) … João, com o sobrenome de Limeira, agrediu e insultou a moça, irritado naturalmente com os seus desdéns. Martinha recolheu-se à casa. Nova agressão, à porta. Martinha, indignada, mas ainda prudente, disse ao importuno: “Não se aproxime, que eu lhe furo”. João Limeira aproximou-se, ela deu-lhe uma punhalada, que o matou instantaneamente.

(Machado de Assis. O punhal de Martinha, 1894.)

Perfurações no tórax, provocadas por objetos pontiagudos como facas e punhais, ainda que não atinjam qualquer órgão vital, se permanecerem abertas podem matar o sujeito por asfixia. Explique por que isso pode ocorrer.

VEJA COMO RESOLVER PASSO-A-PASSO ESTA QUESTÃO!

GABARITO

1. E

2. 13 (01, 04 e 08)

3. Perfurações no tórax podem causar morte por asfixia, pois igualam a pressão torácica à pressão atmosférica. Para que os movimentos respiratórios ocorram, deve haver diferença de pressão externa e interna.