• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Questões Comentadas: Origem da Vida

Leia o resumo “Como ocorreu a origem da vida?” e resolva os exercícios abaixo.

1. (ENEM) As áreas numeradas no gráfico mostram a composição em volume, aproximada, dos gases na atmosfera terrestre, desde a sua formação até os dias atuais.

Questões Comentadas: Origem da Vida

Considerando apenas a composição atmosférica, isolando outros fatores, pode-se afirmar que:

I. Não podem ser detectados fósseis de seres aeróbicos anteriores a 2,9 bilhões de anos.
II. As grandes florestas poderiam ter existido há aproximadamente 3,5 bilhões de anos.
III. O ser humano poderia existir há aproximadamente 2,5 bilhões de anos.

É correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

 

2. (PUC – SP) Considere os seguintes eventos relativos à origem da vida:

I. Aparecimento do processo de fermentação.
II. Formação de coacervatos.
III. Aparecimento dos processos de fotossíntese e respiração aeróbica.
IV. Estabelecimento do equilíbrio entre heterótrofos e autótrofos.
A ordem lógica em que esses eventos ocorreram é:

a) I,II,III e IV;
b) I,II,IV e III;
c) II, I, III e IV;
d) II, III, IV e I;
e) IV, III, II e I.

 

 

GABARITO

1.  A

Resolvendo passo-a-passo:

I. (Correta): Os organismos aeróbicos são aqueles que dependem da presença de oxigênio para viver (realizam respiração). Ao analisarmos o gráfico podemos perceber que a composição de oxigênio (IV) na atmosfera só começa a aumentar a partir de 3 bilhões de anos. Logo, podemos chegar à conclusão de que antes desse período o planeta não oferecia condições favoráveis à sobrevivência de organismos aeróbicos, sendo, portanto, impossível a detecção de fósseis desses organismos.

II. (Incorreta): Há 3,5 bilhões de anos, a composição de oxigênio (IV) na atmosfera era zero. Portanto, não há possibilidade de existirem grandes florestas, tendo em vista que sua atividade fotossintética colocaria grandes quantidades de oxigênio na atmosfera desse período.

III. (Incorreta): Há aproximadamente 2,5 bilhões de anos, a composição de oxigênio (IV) na atmosfera era aproximadamente 10%, ou seja, quantidades muito baixas de oxigênio, que não seriam suficientes para manter nossa respiração.

Portanto, a alternativa correta é a letra A.

 

2. C

Resolvendo passo-a-passo:

A partir de determinado momento, a crosta da Terra primitiva resfriou e possibilitou o acúmulo de água na forma líquida, onde existiam moléculas orgânicas. A forte radiação e o calor intenso podem ter feito as primeiras moléculas reagirem quimicamente, dando origem a moléculas mais complexas. Portanto, o primeiro passo para a origem da vida se inicia com a formação de coacervatos (aglomerados de proteínas que se formam espontaneamente em soluções aquosas com certo grau de acidez e salinidade). Após isso, os processos metabólicos começam a aumentar de complexidade. Segundo a hipótese autotrófica (mais aceita atualmente), os primeiros organismos produziam suas substâncias alimentares a partir da energia liberada por reações químicas com componetes da crosta terrestre (quimiolitoautotróficos). Esses, então, deram origem aos organismos fermentadores. Posteriormente (3,5 bilhões de anos), surgiram as primeiras bactérias fotossintetizantes (ancestrais das cianobactérias). Essas se proliferaram e modificaram a composição da atmosfera primitiva, liberando oxigênio para a atmosfera. O oxigênio agora disponível poderia ser utilizado pelas bactérias para quebrar (por oxidação) moléculas orgânicas que produziam pela fotossíntese, o que possibilitou o surgimento da respiração aeróbica. Por último, ao longo do tempo (cerca de 2 bilhões de anos) começou a se estabelecer na Terra um equilíbrio entre esses dois processos energéticos, que perdurou até hoje. Portanto, a ordem cronológica dos acontecimentos é II, I, III e IV (alternativa C).