• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Questões Comentadas: Conceitos básicos de Evolução

Leia o resumo Quais os conceitos básicos da evolução? e resolva os exercícios abaixo.

1. (PUC – MG-2007) Para ter a visão tricromática, as retinas de primatas têm receptores de luz capazes de absorver comprimentos de onda curtos, médios e longos entre o infravermelho e o ultravioleta, correspondendo, respectivamente, às seguintes cores do espectro: azul, verde e vermelha. Isso facilitou a eles, ao longo da evolução, distinguir entre frutas verdes e frutas maduras avermelhadas. Alguns cientistas sugerem que a cor das frutas maduras tenha ficado mais vermelha para acompanhar a visão dos primatas. Camundongos normais têm visão bicromática, isto é, só enxergam a luz na faixa azul e verde do espectro. Recentemente, cientistas norte-americanos criaram camundongos capazes de enxergar em cores, após receberem o gene humano para produzir o terceiro pigmento que faltava.

Com base no texto acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA:

a) As frutas maduras podem ter sido selecionadas por se apresentarem mais vermelhas em um processo de coevolução com primatas.
b) A manipulação gênica referida no texto poderia ser útil para o estudo e a correção do daltonismo em humanos.
c) O fato de o código genético não ser o mesmo para homens e roedores pode ter dificultado a produção de camundongos transgênicos.
d) Alguns animais são capazes de captar ou perceber radiações do infravermelho, o que lhes facilita a atividade de predação.

2. (ENEM-2007) As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados:

a) movimento de indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos.
b) sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos.
c) aparecimento, por geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao ambiente.
d) aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanças ambientais.
e) recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da esporulação.

 

1.  C

Resolvendo passo-a-passo: 

Como os primatas alimentavam-se de frutas maduras, que em geral são vermelhas, essas frutas podem ter sofrido seleção natural, devido à coevolução desses dois organismos. Isso se deve ao fato de que, ao se alimentarem das frutas vermelhas, os primatas também dispersavam as suas sementes, permitindo uma maior colonização do ambiente. Sendo assim, a opção A está correta. Como os cientistas conseguiram introduzir um gene humano que permitiu aos camundongos enxergarem cores, tal técnica também poderia ser aplicada a pessoas daltônicas que não enxergam todos os espectros de luz visível. Com isso, a opção B está certa. O código genético é universal, ou seja, todos os organismos o possuem. Esse código é feito pelas bases nitrogenadas. Sendo assim, quando a opção C diz “o fato de o código genético não ser o mesmo para homens e roedores…”, ela comente um equívoco. Logo, esta opção é a incorreta. A opção D está correta porque alguns animais conseguem enxergar além dos espectros de luz visível.

 

2. B

Resolvendo passo-a-passo: 

O movimento ou troca de material genético entre indivíduos permite uma maior variabilidade genética e não o contrário disso. Com isso, a opção A está incorreta. A adaptação a um determinado ambiente se deve a uma característica que um organismo ou grupo de organismos já possui, sendo a opção B correta. A geração espontânea, ou abiogênese, não existe. A opção C está errada. Ao falar que um organismo adquire uma característica como resposta ao ambiente em que vive, a opção D está sendo lamarquista, e, como já sabemos, tal teoria está errada, assim como esta opção. A esporulação é um processo mitótico, não possuindo recombinação de genes. A opção E também está errada.