• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O Ebola pode te ensinar os conceitos de Endemia, Epidemia e Pandemia. Duvida?

“A África Ocidental enfrenta o maior surto do vírus ebola já registrado desde a descoberta da doença, em 1976. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), trata-se da maior epidemia de febre hemorrágica em termos de pessoas afetadas, número de mortos e extensão geográfica”

Fonte: G1.

 O trecho acima pertence a uma matéria publicada no site da Globo, que se refere à doença Ebola como uma epidemia! Vamos descobrir o porquê?

Ebola e os conceitos de Epidemia, Endemia e Pandemia

Essa doença tem sido bastante exposta na mídia e pode também ser um tema abordado em questões do ENEM 2014. Por isso, vamos entender um pouco mais sobre o Ebola e as diferenças entre os conceitos de Endemia, Epidemia e Pandemia.

Ebola é uma doença causada por vírus que foi descoberta em 1976, no Congo, graças a surtos simultâneos que ocorreram próximos ao Rio Ebola, que dá nome à doença. O vírus apresenta 5 cepas (linhagens), o mais letal deles, chamado Zaire, é predominante na epidemia. A doença não possui vacina e apresenta taxa de mortalidade de até 90%.

Ebola e os conceitos de Epidemia, Endemia e Pandemia

Sua origem é desconhecida, mas cientistas acreditam que o morcego-da-fruta seja provável hospedeiro. Pode ser contraída de humanos e animais através de contato com sangue, urina, suor e outros fluidos corporais contaminados. Não pode ser transmitida pelo ar!

Ebola e os conceitos de Epidemia, Endemia e Pandemia

Pode apresentar como sintomas graves erupções cutâneas, interrupção do funcionamento dos órgãos, deficiência renal, sangramento interno e externo que podem levar à morte. Quando uma pessoa é infectada pelo ebola, em até dez dias ou ela morre ou o organismo começa a combater o vírus. No combate à doença, os pacientes são isolados, sua alimentação é acompanhada por médicos, com grande ingestão de líquidos, além de remédios para combater e amenizar sintomas!

 

Por que o Ebola poderia ser considerado uma Epidemia? Para ser considerada uma Epidemia, tal doença deve apresentar grande número de casos em curto período de tempo. O vírus ebola se espalha rapidamente pela África e atinge hoje 5 países (Serra Leoa, Senegal, Guiné, Libéria e Nigéria) e entre Março e Outubro desse ano foi responsável pela morte de quase 5 mil pessoas!

Já o que define o caráter endêmico de uma doença é o fato de a mesma ser peculiar a um povo, país ou região, com poucos números de casos ao longo do tempo e cuja incidência se prende à ocorrência de determinados fatores locais. E a Pandemia se refere a uma epidemia de grandes proporções, que se espalha em vários países e mais de um continente! Como por exemplo, a “gripe espanhola”, que se seguiu a I Guerra Mundial, nos anos 1918-1919 e que causou a morte de cerca de 20 milhões de pessoas em todo mundo!

Ebola e os conceitos de Epidemia, Endemia e Pandemia

Curtiram? Não deixem de comentar e tirar as suas dúvidas sobre o assunto! :]