• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Tecido Muscular

Confira esse mapa mental sobre Tecido Muscular e se prepare cada vez mais pro vestibular!mapa-biologia-Tecido_Muscular

O tecido muscular tem origem embrionária mesodérmica e possui a capacidade de se encurtar ou contrair e se esticar ou relaxar. Logo, elas constituirão alguns órgãos que irão realizar este tipo de trabalho. Nós temos no organismo humano três tipos de tecidos musculares: tecido muscular liso, tecido muscular estriado cardiaco e tecido muscular estriado esquelético. Nós veremos ao longo do resumo cada um deles, com suas principais características e ao final saberemos como ocorre a contração muscular.

Tecido muscular liso

Este tecido, dentre os músculos, é o único que não possui estrias transversais. Suas células são mononucleadas e suas contrações são involuntárias. Ele está presente no tubo digestivo, útero, bexiga, vesícula biliar, à parede das artérias, dentre outros. No intestino, a sua função é empurrar e consequentemente conduzir o alimento ao longo do tubo digestivo . Já em artérias ele controla o fluxo de sangue que passará nas mesmas. Na vesícula e também em glândulas ajuda a secretar suas substâncias. Presente nos olhos, regulam a entrada de luz nos mesmos pela abertura ou fechamento das pupilas. Na bexiga, ajuda na eliminação de urina. Também realiza a contração do útero.

QUER SABER MAIS? LEIA ESTE RESUMO NA ÍNTEGRA!

Além do resumo, você pode aprender mais sobre Tecidos Musculares com as questões de vestibular comentadas por nossos monitores e com uma lista que vai te contar as 3 coisas que você precisa saber sobre Tecidos Musculares. #PartiuEstudo? 🙂