• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Reprodução Comparada

Tire 10 minutos do seu dia para estudar esse mapa mental sobre Reprodução Comparada (:

mapa-bio-reproducao-comparada

Sabemos que os seres vivos possuem a capacidade de possuir metabolismo próprio, alimentar-se e reproduzir-se. A reprodução é a capacidade de organismos vivos, sejam unicelulares ou pluricelulares, produzirem descendentes que contenham os seus genes. Nesse resumo veremos as reproduções sexuadas e assexuadas, além de ver a reprodução humana.

A reprodução pode ser assexuada e sexuada

Reprodução Assexuada

Na reprodução assexuada são formados novos indivíduos por mitose, ou seja, são formados clones. Nesse caso há a participação de somente um indivíduo e não há a combinação de gametas. As vantagens desta reprodução são o baixo custo energético (pois não precisam encontrar ou competir por um parceiro) e a velocidade da reprodução, enquanto a desvantagem é a baixa variabilidade genética, pois os indivíduos formados são iguais ao seu parental.

Exemplo de reprodução assexuada em um organismo unicelular

Exemplo de reprodução assexuada em um organismo unicelular

Com uma baixa variabilidade genética, se houver qualquer doença que atinja um dos organismos ou se o ambiente mudar de forma que seja prejudicial para um deles, todos serão prejudicados.

  • Divisão Binária (ou Cissiparidade)
Esquema de um protozoário realizando reprodução assexuada por cissiparidade

Esquema de um protozoário realizando reprodução assexuada por cissiparidade

A divisão binária, também chamada de cissiparidade, ocorre em seres unicelulares, onde uma célula se divide gerando duas células geneticamente iguais. Nas bactérias, chamamos de fissão bacteriana.

QUER SABER MAIS SOBRE REPRODUÇÃO COMPARADA? LEIA ESTE RESUMO COMPLETO!