• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Relações Ecológicas

Ainda tem dúvidas sobre Relações Ecológicas? Vem cá dar uma olhada neste mapa mental maneiro que vai te ajudar a mandar bem na sua prova!

Mapa Mental: Relações Ecológicas

A Ecologia pode ser dividida em duas categorias: a alelobiose e a ecobiose. A ecobiose trata da relação entre os seres vivos e o meio, enquanto a alelobiose, que são as relações ecológicas, trata da relação entre seres vivos.

Essas relações podem ser harmônicas (ou seja, nenhum dos indivíduos envolvidos são prejudicados) ou desarmônicas (ou seja, um dos indivíduos é prejudicado por essa relação). Ainda, podem ser intraespecíficas (em que os indivíduos pertencem à mesma espécie) ou interespecíficas (em que os indivíduos pertencem a espécies diferentes).

Ao representar as relações ecológicas, são utilizados os símbolos de +, – e 0. O símbolo de + indica que um indivíduo recebe vantagens da relação, enquanto o símbolo de – indica que o indivíduo é prejudicado nessa relação, enquanto 0 representa indiferença. Relações harmônicas são marcadas por +, enquanto relações desarmônicas são marcadas por -.

Relações Harmônicas Intraespecíficas

Colônia (+/+)

Trata-se de indivíduos de uma mesma espécie anatomicamente associados, formando uma nova entidade, na qual indivíduos específicos podem desempenhar funções diferenciadas, necessárias para a manutenção da colônia. No caso da caravela-portuguesa, ela é formada por inúmeros indivíduos chamados zooides, que são incapazes de viver individualmente, necessitando dos demais membros da colônia. O motivo dessa associação ser +/+ fica evidente, já que ela garante a sobrevivência dos indivíduos. Outros exemplos de colônia são os recifes de corais e colônias de bactérias.

QUER SABER MAIS SOBRE RELAÇÕES ECOLÓGICAS? CLIQUE AQUI E CONFIRA ESTE RESUMO COMPLETO!