• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Primeira Lei de Mendel

Já conhece a Primeira Lei de Mendel? Descubra tudo com este mapa mental e se prepare para arrasar na sua prova de biologia! <3

primeira lei de mendel

A Genética é o ramo da Biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de uma geração para a outra. O monge Gregor Mendel (1822-1844) é conhecido como o pai da genética, e deu início a uma série de experimentos, que responderam uma série de perguntas sobre a hereditariedade.

A Primeira Lei de Mendel surgiu de experimentos com ervilhas da espécie Pisum sativum, uma planta de fácil cultivo com produção de muitas sementes, curto ciclo de vida (importante para observar várias gerações em um curto espaço de tempo), características variadas bem visíveis e distintas (como diferentes cores de semente ou textura das mesmas) e fácil polinização artificial.

Inicialmente, Mendel observou seis gerações resultantes de autofecundação para selecionar indivíduos puros, que dariam origem a indivíduos semelhantes à sua geração anterior (no caso, que gerariam apenas indivíduos com sementes amarelas ou apenas sementes verdes). A partir daí, Mendel cruzou uma planta pura (homozigota) de sementes amarelas (que seria considerada como representante do genótipo YY, enquanto uma verde pura seria yy) com uma de sementes verdes (que viria a ser chamada geração parental P) e, como resultado deste cruzamento, obteve na geração F1 apenas indivíduos de semente amarela, mas que seriam chamados por ele de híbridos (hoje conhecidos como heterozigotos).

QUER SABER MAIS SOBRE A PRIMEIRA LEI DE MENDEL? LEIA ESTE RESUMO COMPLETO E SE PREPARE PARA GABARITAR SUA PROVA!

Nem só de ervilhas vive Mendel, galera. A Primeira Lei de Mendel é um princípio fundamental para entender a base da genética vista em questões de vestibular, mas é errado pensar que a Primeira Lei de Mendel se resume a dizer se a ervilha é verde ou amarela, rugosa ou lisa. Algumas doenças apresentadas por seres humanos se encaixam no padrão da lei do monoibridismo.

Antes de explorá-las, porém, é importante ter uma base e saber do que se trata a Primeira Lei de Mendel, não é mesmo?

CONHEÇA TAMBÉM ESTAS QUATRO DOENÇAS QUE TÊM TUDO A VER COM A PRIMEIRA LEI DE MENDEL PARA ARRASAR NO VESTIBULAR!

Fique de olho também na nossa página do gabarito ENEM 2016!