• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Organelas

Quer arrasar na sua prova de biologia? Aprenda tudo sobre as Organelas com este mapa mental irado e se prepare para conseguir sua nota 10!

Mapa Mental: Organelas

  • Retículo Endoplasmático Rugoso (RER)

O retículo endoplasmático rugoso é formado por uma série de sacos achatados, aos quais estão aderidos ribossomos. Sua principal função é a síntese de proteínas, que serão enviadas para o exterior da célula através do Complexo Golgiense.

  • Retículo Endoplasmático Liso (REL)

O Retículo Endoplasmático Liso possui mais de uma função. Uma delas é a síntese de lipídios, como o colesterol e hormônios esteroides. Além disso, nas células do fígado, o REL é fundamental no papel de desintoxicação, absorvendo substâncias tóxicas, como o álcool, e as destruindo ou modificando de alguma forma. Por fim, também pode ter função de armazenamento, fato visível nos vegetais, tendo em vista que os vacúolos (bolsas membranosas) derivam deste retículo.

  • Complexo de Golgi

O Complexo de Golgi, ou Complexo Golgiense, tem a aparência de uma série de bolsas membranosas achatadas empilhadas, como pratos empilhados. O Complexo Golgiense tem função de armazenamento, empacotamento e secreção de substâncias recebidas (por exemplo, enzimas), eliminando-as para fora da célula. Além disso, é capaz de realizar a síntese de glicídios, e também é responsável pela formação dos lisossomos, e do acrossomo dos espermatozoides.

  • Lisossomos

Lisossomos são bolsas membranosas que contém enzimas digestivas, e são capazes de realizar a digestão intracelular. Quando um material é fagocitado para o interior da célula, o fagossomo resultante se funde a um lisossomo, criando um vacúolo digestivo, que é onde ocorrerá a digestão daquele material.

Os lisossomos também possuem o fundamental papel da autofagia, destruindo organelas desgastadas e aproveitando seus componentes químicos.

QUER SABER MAIS SOBRE AS ORGANELAS? CLIQUE AQUI E LEIA ESTE RESUMO COMPLETO!