• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Criptógamas – Briófitas e Pteridófitas

Sabia que Histologia Vegetal pode ser muito fácil? Leia este mapa mental sobre Criptógamas – Briófitas e Pteridófitas e descubra como! <3

mapa-bio-criptogamas-briófitas-pteridófitas

 

O nome Criptógamas se refere a plantas com “gameta escondido” ou “estrutura reprodutiva escondida” (cripto = escondido; gama = gameta, estrutura reprodutiva), ou seja, são plantas que não possuem sementes. Os grupos que estão incluídos nesta classificação são as Briófitas e as Pteridófitas (os musgos e as samambaias, respectivamente).

Assim como todas as plantas, as Criptógamas possuem um ciclo reprodutivo haplodiplobionte, onde ocorre uma alternância de gerações gametofíticas com a esporofítica. Na geração gametofítica, ocorre a produção de gametófitos haplóides; já na geração esporofítica, os esporófitos são diplóides.

Pteridófitas

Pteridófitas

As Pteridófitas são as primeiras plantas vasculares e as primeiras a apresentarem tecidos de sustentação. A presença destes vasos condutores de seiva permitiu que estas plantas pudessem apresentar um maior porte, pois há um transporte rápido de água e nutrientes para regiões mais distantes das raízes, e os tecidos de sustentação permitem que a planta se mantenha ereta.

Em geral, as Pteridófitas apresentam, assim como as raízes, um caule subterrâneo (que também pode ser chamado de rizoma) e suas folhas são divididas em partes menores, chamadas folíolos. As folhas novas são enroladas e chamadas de báculo.

Os representantes das Pteridófitas são:

  • Psilofitinea: Possuem uma estrutura simples, e não possuem raízes.

Pteridófitas

Representante do gênero Psilotum

  • Equisetinea: Possuem folhas muito pequenas e caules verdes, que realizam fotossíntese.

Pteridófitas

A Cavalinha é uma representante deste grupo

  • Licopodinea: São plantas rasteiras, com folhas pequenas.

Pteridófitas

Representante do gênero Lycopodium

  • Filiníceas: Grupo que inclui as Samambaias e Avencas, são muito comuns em regiões tropicais.

Pteridófitas

Avenca

NÃO ME DIGA QUE AINDA TEM DÚVIDAS EM BIOLOGIA? NÃO SE PREOCUPE! CLIQUE AQUI PARA CONFERIR NOSSO RESUMO COMPLETO SOBRE CRIPTÓGAMAS E FIQUE PRONTO PARA ARRASAR NA SUA PROVA E NO VESTIBULAR!