• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Acabe com 6 dúvidas básicas sobre Respiração Comparada com a ajuda dos Minions!

Quer saber como é que ocorre o processo de respiração? Este resumo sobre Respiração Comparada vai te ajudar com isso e com o vestibular.

Respiração Comparada

Cada vez mais perto do ENEM, e você não quer perder nada, né? Com essas dicas dos Minions, você não vai ficar para trás! Confira aqui as respostas das suas principais dúvidas sobre respiração comparada!

1. Como assim dá pra respirar pela pele?

Exatamente isso que você leu! É possível sim para respirar pela pele, e chamamos esse tipo de respiração de respiração cutânea. Isso é muito comum em diversos grupos animais, como nos platelmintos, cnidários, poríferos e nematódeos (respiração cutânea direta) e nos anelídeos e anfíbios adultos (respiração cutânea indireta).

Respiração Comparada

Na respiração cutânea o ar passa por difusão pela pele.

2. Por que eu não respiro debaixo da água?

Bom, qualquer um que já tentou respirar debaixo da água não teve uma experiência muito boa… Os animais que vivem nesse ambiente possuem estruturas diferentes para respirar: as brânquias. A água, ao passar pelas brânquias, é filtrada para que seja retirado o oxigênio. Se tertarmos respirar água, nosso pulmão não vai conseguir filtrar o oxigênio igual as brânquias fazem.

Respiração Comparada

Respirar de baixo da água: Não tente isso em casa! (nem em nenhum lugar!)

 3. Insetos precisam respirar?

Como todos os seres vivos, os insetos precisam do oxigênio para produzir energia! Eles e outros animais do grupo dos artrópodes, como os aracnídeos e os miriápodes, conseguem o oxigênio a partir de um sistema de tubos que leva o gás direto para as células dos músculos e outros tecidos: as traqueias.

Respiração Comparada

As traqueias funcionam como canudinhos que levam o ar para as células!

4. As aves tem mais de um tipo de pulmão?

Nada disso! O que as aves possuem são expansões dos pulmões alveolares, que formam os sacos aéreos. Esses sacos aéreos são uma adaptação ao voo além de auxiliar na respiração, pois conseguem armazenar ar e ajudam a diminuir o peso das aves.

Respiração Comparada

“Eu acredito que posso voar” ♪

5. Como é dividido o sistema respiratório em humanos?

O sistema respiratório humano é dividido da mesma forma que em todos os mamíferos: o ar entra pela narina, seguindo pelas cavidades nasais, depois pela faringe, laringe, traqueia e chega aos pulmões (composto por brônquios, bronquíolos e alvéolos). A troca dos gases acontece entre os alvéolos e os capilares sanguíneos.

Respiração Comparada

Mamíferos ou Minions, todos temos pulmões alveolares!

6. Por que é mais difícil respirar em grandes altitudes?

Em grandes altitudes, a pressão atmosférica vai interferir nas trocas gasosas, que como já falamos, ocorre nos alvéolos. Com a pressão mais baixa, a hemoglobina se combina menos com o oxigênio, e isso faz com que o transporte desse gás não seja eficiente.

Respiração Comparada

A pressão pode atrapalhar no seu desempenho. Agora, se você não sabe jogar, não é a oxigenação que vai te fazer melhorar :p

Bom, ficamos por aqui hoje! E então, nada de ter mais essas dúvidas na próxima prova né? Não deixe de conferir os exercícios e os resumos sobre este tema aqui no blog e é claro, não perca as aulas no site do Descomplica!

Quero ver todo mundo feliz igual esses minions quando saírem as notas do vestibular! 😀

Respiração Comparada

Beijos até a próxima lista!