• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

5 exemplos de Controle Endócrino que você pode achar no País das Maravilhas

Quem  não  conhece  a  história  de  Alice, uma jovem inglesa que acaba parando em um mundo onde as coisas parecem um sonho, o chamado “país das maravilhas”? Aposto que você está curioso para saber o que o controle endócrino tem a ver com isso, né?

Vem comigo e vamos ver juntos as maravilhas do País… dos Hormônios!

1- A toca do coelho

Para estar sempre ativo e com reflexos rápidos, aposto que o Coelho Branco está com uma grande produção de adrenalina pelas supra-renais (ou adrenais)! A adrenalina é um hormônio responsável pelo aumento do metabolismo e do estado de alerta, fazendo com que se tenha uma resposta rápida para grandes esforços físicos.

2- Biscoito do Crescimento

Logo que chega ao País das Maravilhas, Alice encontra um pote com biscoitos que podem fazer ela mudar de tamanho.

“Um lado vai me fazer crescer… Mas qual é qual?”

Nenhum! O nosso crescimento é controlado pelo hormônio do crescimento (ou somatotropina)! Este hormônio é liberado pela porção anterior da hipófise e, caso seja liberado em grandes quantidades, pode causar o gigantismo, e sua falta pode causar o nanismo.

Agora, se quiser ficar desse tamanho, só com biscoitos mágicos mesmo.

3- Um chá (doce) de loucos

Quem nunca quis comemorar seu desaniversário numa festa com o Chapeleiro? (E se hoje for seu desaniversário, parabéns!)

Bom, uma festa costuma ter muitos doces, e muito açúcar. No nosso corpo, a alteração da taxa de açúcar no sangue pode influenciar na ação do pâncreas.

Esta glândula é responsável pela liberação da insulina, que reduz a concentração de glicose no sangue, diminuindo a taxa de açúcar.

Cuidado com a quantidade de açúcar!

4- Qual caminho eu pego?

Muitas vezes, Alice é guiada pelo Gato para conseguir descobrir o País das Maravilhas. Da mesma forma, algumas glândulas precisam ser “guiadas” por outros hormônios, ou seja, a atividade dessas glândulas vão ser determinadas pela presença de outros hormônios.

hipófise é chamada de “glândula mestre” pois libera os hormônios trópicos, que estimulam outras glândulas. Esses hormônios são: tireoideotrópicos (atuam sobre a tireoide), adrenocorticotrópicos (atuam sobre as adrenais) e os gonadotrópicos (atuam sobre as gônadas).

O Gato sempre indicando os melhores caminhos para Alice… será?

5- Cuidado para não perder a cabeça!

A glândula que vamos falar agora não fica na nossa cabeça, mas perto: a tireoide fica próxima a traqueia e tem como seu principais hormônios o T3 e o T4. Esses hormônios atuam sobre o metabolismo, e quando em excesso, causam hipertireoidismo, com nervosismo excessivo e aumento do ritmo cardíaco. Já quando são insuficientes, causam hipotireoidismo, com cansaço excessivo, pele seca e intolerância ao frio.

Todo esse stress deve ser um sinal de hipertireoidismo!

Bom, é isso! Ficamos por aqui, e espero que tenha aproveitado o passeio por esse mundo maluco (e aprendido biologia também!)

Fique de olho no blog para mais listas e outros materiais, e é claro, acompanhe as aulas no site do Descomplica 😀

Nos vemos na próxima, fui!


Com essa lista, além de se divertir, você aprendeu as seguintes Competências e Habilidades para o Enem:

Área(s) de Conhecimento do ENEM: Ciências da Natureza e Suas Tecnologias

Competência relacionada: Área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais;

Habilidade relacionada:  H14 – Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros