• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

4 Casos da Família Descomplica que vão te ajudar a resolver questões de Polialelia e Herança Ligada ao Sexo!

Não tenha mais dúvidas sobre Herança Ligada ao Sexo!

Finalmente um tempo de folga nos estudos. Não há nada legal passando na TV, e você vai mudando de canal infinitamente até que…

herança ligada ao sexo

Um programa te chama atenção! São os Casos da Família Descomplica! Vamos ver nessa lista a primeira temporada deste programa e, com ele, aprender sobre sistemas sanguíneos e herança ligada ao sexo!

Episódio 1: Peppa tem altas revelações sobre sua família!

herança ligada ao sexo

Como assim Rh+ e Rh-?

Nosso cientista convidado no programa explica: o fator Rh é um antígeno; quando está presente no sangue de uma pessoa, chamamos esta de Rh positiva (Rh+), e, quando está ausente, chamamos a pessoa de Rh negativa (Rh-).

E que isso revela para nossa querida Peppa? Bom, o fator Rh negativo é determinado por dois alelos recessivos rr, enquanto o Rh positivo pode ser duplo dominante RR ou heterozigoto Rr. Então, a Peppa, por ser Rh+, pode ter alelos RR ou Rr, mas seus pais Rh- só podem ser rr… De onde veio o alelo R no genótipo da Peppa?

É, Peppa, ou você é adotada, ou seus pais precisam ter uma conversa.

Episódio 2: Ninguém quer sair comigo pois me acham brega!

 

herança ligada ao sexo

E se nós te contarmos que sua blusa é verde e vermelha, sim? Calma, nós explicamos porque você só vê ela marrom!

Querida plateia, é agora que revelamos: Diogo é daltônico. O daltonismo é uma condição hereditária (transmitida entre as gerações) recessiva ligada ao X. Para possuir o daltonismo, as mulheres precisam ter dois alelos recessivos (XdXd), já que possuem dois cromossomos X. Por outro lado, para os homens, a probabilidade de ser daltônico (XdY) é maior, já que só possuem um cromossomo X.

É, Diogo, a probabilidade não te ajudou nesse daltonismo… Nem no look do dia.

Episódio 3: Não sei como meu filho vai reagir a esta notícia!

herança ligada ao sexo

Calma, Maurício, nós explicamos para o seu filho que não é de propósito.

A calvície não é uma característica sexual, porém ela é influenciada pelo sexo. Quando um homem é duplo dominante CC ou heterozigoto Cc, ele será calvo. Apenas com o genótipo duplo recessivo cc que os homens estarão salvos de serem calvos. Então, se você é homem e seu pai é calvo, bom, tem grandes chances de saber o que vai acontecer.

Mas não perca a esperança! Se o Maurício for Cc, no cruzamento com uma mulher Cc ou cc, o filho tem uma probabilidade de nascer cc, ou seja, não será calvo!

E se você for mulher, não pense que está segura, mas, de fato, a probabilidade de você vir a ser calva é muito menor. Nas mulheres, a calvície aparece apenas com o genótipo CC.

Episódio 4: Eles se diziam “amigos de sangue”, mas veja o que aconteceu!

 

herança ligada ao sexo

Eles foram amigos por tanto tempo e sempre acharam que um estaria lá para o outro sempre que precisassem, até que Pelizzari descobriu… Enquanto seu tipo sanguíneo é A, seu grande amigo, Hansen, possui tipo sanguíneo B!

Não entendeu? Nós explicamos: Cada tipo sanguíneo possui diferentes proteínas na membrana (chamadas aglutinogênios) e no plasma (chamadas aglutininas) das hemácias. Nas hemácias do prof. Pelizzari, podemos encontrar aglutinogênios tipo A e, no plasma, aglutininas anti-B; já nas hemácias do prof. Hansen, podemos encontrar aglutinogênios tipo B e, no plasma, aglutininas anti-A.

Mas por que isso acaba com o “laço de sangue” deles? Bom, se algum dia o Pelizzari precisar de uma transfusão de sangue e seu amigo Hansen for doar sangue para ele, quando o tipo sanguíneo A entrar em contato com o B, as aglutininas anti-B do Pelizzari vão atacar as hemácias com aglutinogênio B do Hansen! Quem diria que grandes amigos poderiam se atacar desta forma!

 

 

Não se esqueça de dar uma olhada no resumo e mapa mental, e é claro, resolva exercícios para ficar afiado e não aparecer no programa com uma notícia ruim!

Beijos e até o próximo post!

herança ligada ao sexo