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Já pensou em ir bem no ENEM e melhorar sua saúde ao mesmo tempo, em 8 passos simples?

Se prepara que hoje nós vamos falar de…

 

 

Sim! Vitaminas! Será que você sabe mesmo tudo sobre elas? Veja a lista e descubra!

 

 

  1. Você é o que você come

As vitaminas não são fabricadas pelo organismo, então temos sempre que ingeri-las através de alimentos. Quanto mais variada for sua alimentação (leite e derivados, legumes, cereais, frutas, carnes etc) é mais fácil de você adquirir as vitaminas necessárias para o dia a dia.

 

“Coma todos seus vegetaissss!”

 

Não existe um alimento com todas as vitaminas, então temos que comer de tudo um pouco!

 

 

  1. Lipossolúveis ou hidrossolúveis?

As vitaminas podem, depois de ingeridas, ficar armazenadas (vitaminas lipossolúveis – A, D, E e K) ou serem eliminadas na urina (vitaminas hidrossolúveis – C e complexo B), precisando ser consumidas mais vezes. Porém, esses dois tipos de vitaminas, ingeridos em excesso, podem fazer mal à saúde (para o fígado, por exemplo, órgão que armazena as lipossolúveis).

 

Por isso muito cuidado ao tomar comprimidos! Consulte sempre um médico.

 

 

  1. Vermelho para “ver-melhor”

A vitamina A, também chamada de retinol, participa da formação de uma substância da retina, que atua na visão. Um dos problemas que podemos ter na falta dessa vitamina é a cegueira noturna (dificuldade de enxergar em ambientes pouco iluminados) e a xeroftalmia (córnea fica ressecada, e pode levar à cegueira permanente). Podemos evitar esses problemas se comermos alimentos que tenham betacaroteno (vegetais alaranjados e folhas verdes escuras).

 

Coelhos comem tanta cenoura que não eram pra ter nenhum problema nos olhos!

 

 

  1. Ossos duros como uma pedra

A vitamina D ajuda na absorção de nutrientes no intestino e no depósito de cálcio e fósforo nos ossos. Para evitar problemas de crescimento ou falta de cálcio, como o raquitismo e a osteoporose, é bom se alimentar de coisas gordurosas (gema de ovo, fígado, atum, sardinha, leite). Também absorvemos a vitamina D com a ajuda dos raios ultra-violetas.

 

Da próxima vez que for tomar um banho de sol, lembre-se das vitaminas!

 

 

  1. Segredo da imortalidade?

A vitamina E consiste de vários compostos chamados de tocoferóis, e combate os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e doenças no coração. Para evitar também a anemia e lesões musculares e nervosas, basta se alimentar com óleos vegetais, cereais, leguminosas e hortaliças com folhas verdes.

 

“Vou pegar meu pote, vou comer meu cereal”. Vamos comer cereais e ser jovens para sempre!!! Tá, também não é assim…

 

 

  1. Essa aqui é importante para “Koagulação”

A vitamina K está no grupo de substâncias chamadas de quinonas. Ela auxilia na coagulação sanguínea, evitando hemorragias. Esta vitamina está presente em muitos alimentos, como folhas verdes, batatas, óleo de soja, tomate, fígado e leite, e também é produzida pelo nosso organismo no intestino grosso.

 

Já que tem em muitos alimentos, vamos aproveitar pra comer tudo!

 

 

  1. É Complexo (B), mas não é difícil!

As vitaminas do complexo B são: B1, B2, B6, B12, ácido fólico entre outras, e atuam principalmente no processo da respiração celular. A falta dass vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B6 (piridoxina) provocam inflamações nos nervos e nos músculos e rachadura no canto da boca, sendo a principal doença a beribéri. Podem ser encontradas em carnes, fígado, hortaliças com folhas, ovos, leites e cereais integrais.

 

Para esses problemas, B1 e B2 estão aí para ajudar!

 

A falta da vitamina B12 e do ácido fólico pode causar anemia perniciosa (redução dos glóbulos vermelhos). E enquanto podemos encontrar ácido fólico em quase todos os alimentos (principalmente folhas de vegetais, ovos, frutas e fígado), a vitamina B12 é praticamente exclusiva de alimentos de origem animal (fígado, ovos, queijo, carne e frutos do mar).

 

Zumbis não devem ter muito esse problema, com quanta carne eles comem…

 

 

  1. E por último, mas não menos importante…

A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, auxilia na manutenção dos tecidos conjuntivos e atua na síntese do colágeno. A principal doença causada pela falta dessa vitamina é o escorbuto (pode causar sangramento na pele, gengivas e perda de dentes), que foi muito comum entre marinheiros na época das navegações pela má alimentação. Para evitar esse problema, basta comer frutas como acerola, kiwi, tomate, laranja, mamão, entre outras.

 

 

 

Curtiu? Quero ver você recusar aquela saladinha depois dessa lista.