• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Exercício Resolvido: Problemas Ambientais

Para resolver uma questão sobre Problemas Ambientais. Veja mais respostas na página GABARITO ENEM.

Galeraaaa! Última semana antes do ENEM! Não percam o foco nessa reta final! Lembrem-se do objetivo de vocês e de tudo que fizeram até agora para conquistá-lo. Força aí! Vamos resolver uma questão que é totalmente a cara do ENEM?

Nós sabemos que a energia advinda do uso de combustíveis fósseis é uma furada para o meio ambiente. Isso porque o carbono que está sendo liberado para a atmosfera na forma de CO2 não está sendo assimilado na mesma proporção por organismos fotossintetizantes. O resultado disso é um aumento na quantidade de dióxido de carbono na atmosfera. Esse gás tem a capacidade de reter calor e, com isso, intensifica o efeito estufa. As outras formas de produção de energia são mais limpas, entretanto, nenhuma delas é completamente limpa. Agora, se liga na questão:

1. (Enem 2011) Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2008, do Ministério das Minas e Energia, a matriz energética brasileira é composta por hidrelétrica (80%), termelétrica (19,9%) e eólica (0,1%). Nas termelétricas, esse percentual é dividido conforme o combustível usado, sendo: gás natural (6,6%), biomassa (5,3%), derivados de petróleo (3,3%), energia nuclear (3,1%) e carvão mineral (1,6%). Com a geração de eletricidade da biomassa, pode-se considerar que ocorre uma compensação do carbono liberado na queima do material vegetal pela absorção desse elemento no crescimento das plantas. Entretanto, estudos indicam que as emissões de metano (CH4) das hidrelétricas podem ser comparáveis às emissões de CO2 das termelétricas.

MORET, A. S.; FERREIRA, I. A. As hidrelétricas do Rio Madeira e os impactos socioambientais da eletrificação no Brasil. Revista Ciência Hoje. V. 45, n° 265, 2009 (adaptado).

 

No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão de gases, as hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte:

a) limpa de energia, contribuindo para minimizar os efeitos deste fenômeno.
b) eficaz de energia, tornando-se o percentual de oferta e os benefícios verificados.
c) limpa de energia, não afetando ou alterando os níveis dos gases do efeito estufa.
d) poluidora, colaborando com níveis altos de gases de efeito estufa em função de seu potencial de oferta.
e) alternativa, tomando-se por referência a grande emissão de gases de efeito estufa das demais fontes geradoras.

 

 

 

GABARITO:

1. D

 

As hidrelétricas, com certeza, dentre as opções de forma de energia citadas acima, não é a melhor resposta. Ao construir uma hidrelétrica, uma área imensa é alagada, prejudicando todos os animais e vegetais que ali habitam. Além disso, o ciclo hidrológico também muda, já que a quantidade de evaporação é menor do que quando havia a floresta nativa. Além disso, como mencionado no próprio texto (eu disse no próprio texto, cara!), elas também aumentam as emissões de metano. Qual o problema do metano? Bem, futuro calouro, assim como o CO2, o CH4 também é um gás que intensifica o efeito estufa. Esse  gás é liberado porque os organismos que morreram devido ao alagamento entram em decomposição. Também há a liberação de gás carbônico. Gente, depois de ter lido o textinho do ENEM, vocês concordam que as hidrelétricas não são fonte de energia limpa, ou seja, ela é “poluidora, colaborando com níveis altos de gases de efeito estufa em função de seu potencial de oferta”, como descrito na opção D!

Biologia é mole! Venham nas monitorias de <3IO e gabaritem o ENEM 🙂