• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Exercício Resolvido: Genética

Exercício Resolvido: Genética

Para resolver essa questão, assista uma aula sobre Genética.

As aulas ao vivo de Biologia do professor Oda trarão a Genética como assunto nessa semana, uma matéria que para muitos é um mistério. Se você também tem dificuldades, ou quer revisar a matéria, vem com a gente que descomplicamos tudo! A força da Evolução somente pode ocorrer se os organismos forem diferentes. Com isso, a seleção natural pode atuar sobre os caracteres mais aptos. Entretanto, os organismos são distintos uns dos outros devido às suas diferentes cargas genéticas.  Além disso, mais diferenças podem ir surgindo através de processos chamados mutações. Veja a seguinte questão da Unifesp, que nós vamos resolver juntos:

1. (UNIFESP-SP) Em abril de 2003, a finalização do Projeto Genoma Humano foi noticiada por vários meios de comunicação como sendo a decifração do código genético humano. A informação, da maneira como foi veiculada, está:

a) correta, porque agora se sabe toda a sequencia de nucleotídeos dos cromossomos humanos.
b) correta, porque agora se sabe toda a sequencia de genes dos cromossomos humanos.
c) errada, porque o código genético diz respeito à correspondência entre os códons do DNA e os aminoácidos nas proteínas.
d) errada, porque o Projeto decifrou os genes dos cromossomos humanos, não as proteínas que eles codificam.
e) errada, porque não é possível decifrar todo o código genético, existem regiões cromossômicas com alta taxa de mutação.

 

 

 

 

 

GABARITO:

1. C

O código genético é degenerado e universal. Isso quer dizer que há mais de um códon (trinca de nucleotídeos) que pode corresponder a um mesmo aminoácido. E é universal, pois todos (ou quase todos) os organismos possuem esse mesmo código, com as bases nitrogenadas A (adenina), T (timina), G (guanina) e C (citosina). Então, não importa se é equinodermo, ave, angiosperma, protozoários ou humanos, essa regra acima vale para todos. Sabendo disso, ao ler que a notícia falou que o “código genético humano” foi decifrado, você já consegue detectar se tal informação está errada? Se sim, qual o erro? Bem, se o código genético é para todos os organismos, o homem não pode ter um código genético só dele. Com isso, eliminamos as letras A e B, que falam que a notícia está correta. As opções D e E, apesar de apontarem que está “errado”, também mencionam que há o “código genético humano”. A única opção que não diz isso é a letra C, que ainda completa o significado de Código Genético ao falar que “diz respeito à correspondência entre os códons do DNA e os aminoácidos nas proteínas”

Mais questões como essas serão resolvidas essa semana nas nossas monitorias. Aguardamos vocês lá 😉