• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Exercícios sobre evolução com gabarito: pratique agora!

Os exercícios sobre evolução podem ser uma boa alternativa pra começar a colocar o conteúdo que está aprendendo na aula de biologia em prática e, assim sendo tirar uma super nota na sua prova. 

Neste artigo de hoje, a gente preparou algumas atividades com gabarito que irão te ajudar a se tornar um expert no assunto. Portanto, se quiser saber sobre o assunto, basta que continue a leitura aqui conosco. 

Teoria sintética da evolução

A teoria sintética da evolução prevê que a combinação de fatores voltados pra seleção natural são os responsáveis pela evolução final de uma determinada espécie. 

Isso teria também a ver com o fato de que uma espécie consegue fazer mais ou menos mutações que a outra, por exemplo. 

A variedade de genes é um dos pontos, de acordo com a teoria, que faz com que uma espécie consiga se perpetuar por um tempo maior e mais saudável.

Por isso, a mistura de genes com raspas da família poderia fazer o risco de nascimento de uma criança deficiente. 

As mutações também podem acontecer devido a seleção natural e até mesmo por necessidades geológicas, e, em relação ao local em que se está vivendo. Isso faz com que se tenha mais chances de vida. Que legal, né? 

Exercícios sobre evolução

Agora que você já aprendeu um pouco de forma breve sobre a teoria que tal a gente ir pro que  realmente interessa, que são os exercícios sobre evolução? 

Ah, e antes que a gente se esqueça, é importante destacar que a resposta correta vai estar em negrito. 

Ou seja, você vai conseguir ser exatamente onde acertou e onde errou pra saber onde tem que melhorar. 

Questão 1

Dentre todos conceitos que foram elaborados por Darwin, pode-se dizer que a seleção natural é um dos mais conhecidos atualmente, a teoria também consegue explicar mais sobre o que seria a mutação. 

Sendo isso em vista, assine abaixo apenas uma alternativa que esteja correta sobre o tema. 

a) É sempre assim os organismo que são mais fortes conseguem viver a mais tempo.

b) Os organismos mais fortes precisam se reproduzir com os mais fracos a fim de criar um senso de neutralidade.

c) Os organismos mais fortes são aqueles com mais chances de transmitir características vantajosas aos seus descendentes de acordo com o meio em que vivem.

Questão 2

O que foi previsto pelo cientista Darwin é que os humanos e até mesmo as baleias acabam, contando com um determinado grau de parentesco. Isso, de acordo com ele, acontece por causa de: 

De acordo com a teoria proposta por Darwin, humanos e outros organismos vivos, como a baleia, apresentam certo grau de parentesco. Ou seja, ocorre porque todos os organismos:

a) Possuem a mesma quantidade de genes.

b) Houve um processo de adaptação entre ambos.

Questão 3 | Fuvest

A bactéria Streptococcusiniae afeta o cérebro de peixes, causando a “doença do peixe louco”. 

A partir de 1995, os criadores de trutas de Israel começaram a vacinar seus peixes. Apesar disso, em 1997, ocorreu uma epidemia causada por uma linhagem de bactéria resistente à vacina. 

Os cientistas acreditam que essa linhagem surgiu por pressão evolutiva induzida pela vacina, o que quer dizer que a vacina:

a) induziu mutações específicas nas bactérias, tornando-as resistentes ao medicamento.

b) induziu mutações específicas nos peixes, tornando-os suscetíveis à infecção pela outra linhagem de bactéria.

c) causou o enfraquecimento dos órgãos dos peixes, permitindo sua infecção pela outra linhagem de bactéria.

d) levou ao desenvolvimento de anticorpos específicos que, ao se ligarem às bactérias, tornaram-nas mais agressivas.

e) permitiu a proliferação de bactérias mutantes resistentes,ao impedir o desenvolvimento das bactérias da linhagem original.

Gabarito

1. C

2. B

3. E

Explicação questão 3: Inicialmente, a bactéria Streptococcusiniae não possuía a característica de resistência à vacina. 

Sendo assim, todas morreram. Entretanto, em 1997, uma nova infestação ocorreu com bactérias que haviam sofrido mutações que permitiam que as mesmas resistissem à vacina. 

Com isso, após a aplicação da vacina, somente as bactérias resistentes sobreviveram e, consequentemente, reproduziram-se. 

Uma observação: antes da vacina, o número de bactérias resistentes não aumentou porque elas competiam com as bactérias não resistentes. 

Entretanto, com o uso da vacina, as não resistentes morreram, não havendo mais competição entre os dois tipos de bactérias. 

Sendo assim, a única opção que condiz com a explicação acima é a letra E, na qual é constatado que a a vacina permitiu  a proliferação de bactérias mutantes resistentes, ao impedir o desenvolvimento das bactérias da linhagem original.

Enfim, neste artigo a gente trouxe alguns exercícios sobre evolução e uma breve teoria sintetizada sobre o que é a evolução das espécies.

E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?