• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Exercício Resolvido: Evolução – UERJ

Para resolver essa questão, assista uma aula sobre Evolução.

Oi, galera! Passamos do sufoco do ENEM! Uhull! Mas como a gente sabe, nem todas as universidades aderiram ao ENEM como prova que permita o seu ingresso na universidade. Já iniciamos semana passada com as monitorias “Especiais Universidades” e vamos continuar com todo o gás até o final! Essa semana nós resolveremos questões da UEL e UERJ, sobre um tema que eu amo de paixão: Evolução. Amo esse tema porque foge da parte decoreba da <3iologia e nos permite ver a aplicabilidade de tudo o que já aprendemos até agora. Além disso, como essas questões são de raciocínio, a forma como podem ser exploradas é bastante ampla e, se você não ficar ligado, pode escorregar em algumas coisas. Vamos resolver juntos, a questão que não julguei nada fácil ou óbvia, da UERJ!

 

1. (UERJ) Considere as proposições abaixo, relacionadas ao conceito de evolução das espécies.

I) O filósofo grego Anaximandro, que viveu por volta de 500 a.C., acreditava que os humanos evoluíram a partir de seres aquáticos parecidos com peixes. Esses seres teriam abandonado a água para se adaptar à vida terrestre por encontrarem melhores condições neste ambiente.

II) Em 400 a.C. , outro grego, Empédocles, propunha que homens e animais não surgiram como indivíduos completos, mas como partes de um corpo que se juntaram ao acaso, formando criaturas estranhas e fantásticas. Algumas delas, incapazes de se reproduzir, foram extintas, enquanto outras prosperaram.

III) Sabe-se que mutações neutras, ou seja, aquelas que não alteram substancialmente a atividade biológica da proteína modificada, tendem a se acumular naturalmente a intervalos de tempo longos, porém estatisticamente regulares.

 

a) Aponte, para cada proposição dos primeiros evolucionistas citados, Anaximandro e Empédocles, a teoria evolutiva formulada no século XIX que a ela mais se assemelha e justifique sua resposta.

b) Explique a aplicação do conhecimento das estruturas primárias de um mesmo tipo de proteína,encontrada em diferentes espécies de seres vivos, em estudos evolutivos.

 

 

 

 

GABARITO:

Caramba! A UERJ fez uma viagem ao túnel do tempo e mostrou, nessa questão, que muito antes dos tão conhecidos Lamarck e Darwin, outras pessoas já elaboravam teorias na intenção de compreender a diversidade tão grande de seres vivos e como essa diversidade ocorria. Imagino eu que não era fácil elaborar tais teorias, ainda mais nessa época em que os conhecimentos não são vastos como hoje em dia!

Na opção A, Anaximandro traçou uma linha evolutiva bastante interessante quando disse que “os humanos evoluíram a partir de seres aquáticos parecidos com peixes”. Ao dizer que “Esses seres teriam abandonado a água para se adaptar à vida terrestre por encontrarem melhores condições neste ambiente.”, ele pareceu acreditar que os seres adquirem ou perdem características quando o meio ambiente exige isso deles. Essa afirmação é muito parecida com a do Lamarck, na teoria dos Caracteres Adquiridos, em que uma característica necessária aparece na população e uma característica não utilizada some da mesma. Hoje sabemos que não é assim que ocorre. Já Empédocles elaborou uma teoria que se aproxima mais com a teoria de Darwin, onde os seres sofrem transformações (mutações) ao longo do tempo. Essas transformações são ao acaso e são selecionadas quando o ambiente  exige-as. Nesse caso, o organismo “já possui a transformação” e não “adquire a transformação porque precisa dela” 😉

Na opção B, quando encontramos diferentes tipos de estrutura primária de uma proteína em vários seres vivos, isso nos mostra que essa proteína foi se modificando ao longo do tempo. Essas mudanças ao longo do tempo ocorreram devido às mutações. Com isso, quanto maior a distância na escala evolutiva entre um ser vivo e outro, maior serão as diferenças nas proteínas dos mesmos, já que várias mutações terão ocorrido nesse intervalo de tempo.

Ainda sobrou alguma dúvida? Não fique acanhado: deixe seu comentário! =)