• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Exercício Resolvido: Bioquímica e Alimentação (ENEM 2012)

Para responder essa questão, assista uma aula sobre Bioquímica e Alimentação.

 A partir dessa semana, focaremos ainda mais na prova do ENEM que já está quase chegando. Então, partiu um intensivão de questões do ENEM? Claro que sim! Aqui a <3iologia fica fácil, fácil 🙂

CONFIRA A NOVA PÁGINA DO DESCOMPLICA: GABARITO ENEM

O açúcar age no cérebro como um entorpecente. É, o açúcar vicia mesmo. Quanto mais você come, mais e mais quer comer. Quando eu comecei a levar uma vida mais saudável, o doce foi a parte mais difícil de abandonar. Além de agir dessa forma em nosso cérebro, o doce pode causar cáries, onde as bactérias que vivem na nossa boca alimentam-se do açúcar dos dentes e, ao mesmo tempo, soltam um ácido que corrói o dente. Outro problema (e esse é grave) é que este tipo de alimento pode causar a diabetes. Nessa doença, há a falta da produção de insulina pelo organismo. Esse hormônio (insulina) é produzido por células especiais do pâncreas, chamadas ilhotas de Langerhans, que fazem com que a glicose, principal fonte de energia, vá para dentro da célula. Na ausência da insulina, a glicose permanece no sangue, fazendo com que as células fiquem desprovidas de energia, além de deixar o sangue mais denso, podendo causar necrose em tecidos e até mesmo a cegueira. Veja a questão a seguir:

1. (ENEM 2012) A condição física apresentada pelo personagem da tirinha é um fator de risco que pode desencadear doenças como:

ENEM 2012: Bioquímica e Alimentação

a) anemia.
b) beribéri.
c) diabetes.
d) escorbuto.
e) fenilcetonúria.

 

 

 

GABARITO:

 1. C

Vamos ver o que é verdadeiro e o que é falso em todas as alternativas?

 

a) A anemia é causada pela falta de ferro, ou por uma deficiência genética. Com ela, as hemácias não conseguem carregar os gases necessários (CO2 e O2), levando ao cansaço. Não é causada pelo sobrepeso.

b) O beribéri é causado pela falta de vitamina B1 na alimentação, levando a levando à fraqueza muscular. Também não é devido ao sobrepeso.

c) A diabetes pode ser causada por um problema imunológico que leva ao ataque das células do pâncreas que produzem tal hormônio. Nesse caso, os indivíduos nunca produziram insulina e, para suprir a ausência desse hormônio, injeta-se periodicamente insulina, que é produzida por bactérias em laboratório. Também pode ser causada por defeito genético, que não produz insulina, ou produção de uma insulina não funcional. Além desses casos, pessoas normais que ingerem açúcar excessivamente podem desenvolver diabetes ao longo do tempo, pois leva a obesidade. Sim, meu caro, a obesidade é quem causa o diabetes e não o açúcar diretamente. O aumento de gordura diminui a quantidade de receptores que se ligam a insulina, levando à diabetes.

d) O escorbuto ocorre quando há deficiência de vitamina C na dieta, levando ao sangramento de gengivas e outros problemas em tecidos conjuntivos, como ossos e cartilagens.

e) A fenilcetonúria é uma doença genética em que o indivíduo não consegue formar melanina a partir do aminoácido fenilalanina. O acúmulo desse aminoácido leva a problemas no sistema nervoso e consequentemente, ao retardo mental.

 

Sendo assim, já sabemos que o Garfield, por estar mais gorducho, pode ter diabetes. Resposta certa: letra C.