• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Estudar ou curtir o carnaval? Essa folia vai te ensinar Biologia para você sambar na cara do concorrente

Com essa lista, além de se divertir, você vai aprender as seguintes competências e habilidades do ENEM:

Área(s) de Conhecimento do ENEM: Área de Conhecimento 4

Competência relacionada: Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais

Habilidade relacionada: H14

 

Tem que estudar, mas quer aproveitar o carnaval? Saiba como ele pode te ajudar a aprender biologia!

E está chegando aquela época do ano, amada por uns, odiada por outros!

É carnaval!!!! \o////

Estudar ou curtir o  Carnaval? Essa folia te ensina Biologia!

E se você é daqueles que não aguenta ficar parado em casa, mas também não quer deixar de estudar, fique ligado nesses conceitos de biologia que você nunca mais vai esquecer!

 

1. Vai passar carnaval na própria cidade ou vai viajar?

Seja para aproveitar o carnaval de outros estados, ou mesmo para tentar fugir dessas festas… As vezes a viagem é tão longa, que até parece que você está migrando! A migração é uma forma de dispersão de indivíduos de uma população e quando você sai de uma região, chamamos de emigração, e quando você chega em um local, chamamos de imigração.

Estudar ou curtir o  Carnaval? Essa folia te ensina Biologia!

Relaxa mãe, vai ser uma viagem tranquila…

 

2. Meu bloco, minha vida

Assim que saiu a lista oficial dos blocos de rua, você já separou até que fantasia vai usar em qual dia. Aí chega lá, não dá nem pra andar de tanta gente! Todo ambiente tem uma capacidade limite, que é o número máximo de indivíduos que o ambiente consegue suportar. Quando uma população é muito grande, os indivíduos que a compõem podem competir por espaço e alimento .

Estudar ou curtir o  Carnaval? Essa folia te ensina Biologia!

Mas se você gosta dessas aglomerações… Divirta-se!

 

3- Esteja sempre prevenido!

A festa foi boa, e conseguiu um encontro depois? Não se esqueça de se prevenir! Utilize preservativos, pois, além de evitar as DST, você não aumenta a taxa de natalidade! Não sabe o que é isso? A taxa de natalidade é o número de indivíduos que nasce em uma população, e esta taxa, junto com a taxa de imigração, contribuem para o aumento da população.

Estudar ou curtir o  Carnaval? Essa folia te ensina Biologia!

Eles também querem se divertir no carnaval!

 

4. Atenção nas estradas!

Da mesma forma que carnaval é festa, se não tomar cuidado, pode ser um momento de tristeza também. Nessa época é comum que ocorram acidentes, muitos deles fatais. Isso aumenta a taxa de mortalidade de uma população, ou seja, o número de indivíduos que morre em uma população. Esta, junto com a taxa de emigração, contribuem para que a população diminua.

Estudar ou curtir o  Carnaval? Essa folia te ensina Biologia!

Não vamos deixar que um evento tão alegre se torne em uma coisa triste, né?

 

5. Não se esqueça de se alimentar bem

Ficar muito tempo dançando na rua ou em festas gasta bastante energia, e como não somos produtores (seres autotróficos que produzem seu próprio alimento), temos que nos alimentar bem. E por sermos seres heterotróficos onívoros (ou seja, comemos tanto carne quanto vegetais) podemos possuir níveis tróficos diferentes, sendo consumidores primários, quando comemos vegetais e outros produtores, ou consumidores secundários, quando nos alimentamos de animais que comem os produtores, por exemplo, um hambúrguer com carne de vaca.

Estudar ou curtir o  Carnaval? Essa folia te ensina Biologia!

Depois de um dia de festas, jantar com os amigos é a pedida!

 

E você, tirou o Carnaval para descansar ou estudou muito para sambar na cara dos concorrentes no fim do ano? Conte para a gente aqui nos comentários! 😀