• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

#DesafioDescomplica: 5 coisas que você encontra no próprio corpo e que podem cair no ENEM

1. Revolta da Vacina

            Época de campanha de vacinação sempre dá um medinho, né? Hoje já estamos acostumados e sabemos bem que as vacinas existem para proteger nossos corpos, mas nem sempre foi assim. Estão lembrados da Revolta da Vacina (1904)? É de conhecimento geral que o Rio de Janeiro era uma cidade propícia à proliferação de doenças, devido às péssimas condições sanitárias, mas quando houve a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola, a população se revoltou. Além de não conhecer os efeitos da vacina, pois não sabiam muito bem o que era, em muitos casos eram vacinadas à força, por agentes sanitários que invadiam as casas da população.

Hoje em dia, a vacina já é algo comum. Mas ainda assim tem gente que tem um certo medinho.

 

2. Razão áurea no corpo humano

Leonardo da Vinci, na obra “O Homem Vitruviano”, mostrou que existem diversas razões áureas no corpo humano. A razão áurea é a razão entre dois segmentos dando o número irracional de ouro 1,6180… Como exemplo, temos a razão entre a altura do corpo e a medida do chão até o umbigo. Só não vale medir a si mesmo na hora do ENEM, hein!

gif-corpo

“Cabeça, ombro, joelho e pé”: quem diria que seu próprio corpo pode te passar uma “cola” na hora da prova, hein?

 

 

3. Ditado popular sobre beleza

Sabe aquele ditado “um olhar vale mais que mil palavras”? Suas mãos, olhos e postura podem comunicar muita coisa. NÃO! Não se trata de livro de autoajuda sobre linguagem corporal, trata-se simplesmente de linguagem não-verbal, que é um dos temas abordados na prova de Linguagens, códigos e tecnologias.

Por exemplo, sem um som sequer, a gente sabe o que essa expressão facial aterrorizada quer saber!

 

4. O olho humano

O funcionamento do olho humano é semelhante ao de uma máquina fotográfica. Basicamente o cristalino é uma lente de foco variável que projeta a imagem na retina. Por ser projetada a imagem é real e invertida, sendo “transportada” pelo nervo óptico para o cérebro e na altura do cerebelo é invertida por diferença de potencial. Quando os raios chegam “abertos” na retina, devido ao prolongamento do globo ocular, a pessoa tem miopia, precisando de lentes divergentes para a correção! Você sabe bem diferenciar os defeitos da visão para o ENEM, né?

Estamos de olho nesse seus estudos sobre Física, viu?

 

5. Bônus: Tema de Redação!

“As evoluções das pesquisas medicinais como forma de descoberta para cura da AIDS no futuro?”