• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como uma sacola plástica pode aparecer numa questão de Biologia no seu ENEM

Acabo de ler em um jornal eletrônico que, em São Paulo, a “Justiça decide que lei que proíbe sacolinhas plásticas é constitucional”, “que proíbe a distribuição de sacolinhas plásticas aos consumidores por supermercados e estabelecimentos comerciais”. Se essa decisão permanecer, será ótimo. Afinal de contas, por que o plástico é considerado um vilão no ambiente? As sacolinhas plásticas que utilizamos principalmente quando fazemos compras são feitas a partir de um material sintético derivado do petróleo, tornando-as verdadeiros poluentes por não serem biodegradáveis. Suas ligações são tão estáveis que decompositores, como fungos e bactérias, não conseguem desfazê-la com a menor facilidade.

 

Para você ter uma noção, plásticos levam mais de 100 anos para serem decompostos! Enquanto ficam “vagando” na natureza, poluem oceanos. Se você mora no litoral já deve ter se deparado, em um banho de mar, com uma sacola plástica vindo em sua direção.

O cão surfista está de olho em você e na sua jogadinha de lixo na praia, hein!

Outro grande problema é que seu consumo é grande e o tempo de uso é muito curto. Nos oceanos, baleias, golfinhos e tartarugas não conseguem distingui-la de uma água-viva, por exemplo. Com isso, ingerem as sacolas plásticas, ficando sufocadas com as mesmas. Recentemente, uma baleia foi encontrada morta e a causa de sua morte foi o excesso de sacolas plásticas em seu estômago.

Isso é realmente muito triste. Você pode até não ligar muito para a natureza, mas provavelmente você há de concordar que não é justo ou certo que uma baleia (ou qualquer outro animal) morra porque consumimos sacolas plásticas sem consciência e de forma desenfreada. Além do mais, não vai ser agradável para você nadar em águas tomadas por sacos plásticos e outros tipos de lixo!

Não consegui nadar porque tinha muito plástico no mar. #chateada

Portanto, tenha maior consciência tanto das consequências do destino do seu lixo, quanto da quantidade que você produz por semana! Será que você não está contribuindo, de certa forma, com esse tipo de desastre? Além da poluição ambiental por lixo, existem as poluições atmosférica, causadas por gases poluentes oriundos de industrias, e muitas outras formas! Informe-se!