• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

4 amiguinhos da Biologia que você tem nojo, mas deveria amar

Grupos taxonômicos são um assunto muito importante para quem vai fazer vestibular, principalmente o Enem. Ao aprender Biologia e, principalmente esse assunto,  é comum ficar com um certo nojo. São muitos os organismos que as pessoas têm medo, aversão e até sentem vontade de matar.

BAIXE O EBOOK COM OS TEMAS QUE MAIS CAEM NO ENEM EM TODAS AS MATÉRIAS E ESTUDE COM EFICIÊNCIA!

Mas aposto que você não sabe que muitos desses organismos que fazem você torcer o nariz, na verdade, são bastante importantes para a sua sobrevivência ou existência. E aí? Preparado para a lista de coisas que você odeia, mas na verdade deveria amar?

1. INSETOS

“Se tem barata voadora, todo mundo sai correndo!”. Essa frase não é estranha para você, certo? Se bobear, você mesmo já deve ter falado isso… Na verdade, meu caro, sinto informar-lhe que TODAS as baratas são voadoras, pois todas têm asas! “Mas e aquelas que não voam também?”, você me pergunta. E eu te respondo que aquela que “não voa”, na verdade, não tá a fim de voar.

Bara

Apesar de muitas pessoas morrerem de nojo, os insetos são muitos importantes para a sobrevivência de diversos organismos, inclusive você! As angiospermas, que são os vegetais com flores e frutos, evoluíram junto deles. Muitos insetos são polinizadores, ou seja, realizam a reprodução desses vegetais. “E o que isso tem a ver comigo?”, você pode perguntar… Bem, como você já sabe (ou deveria saber), se não há reprodução dos vegetais mais abundantes da terra (as angiospermas), uma hora os indivíduos já existentes morrerão. E aí, quem serão os produtores da cadeia alimentar? Ou seja: sem insetos, sem vegetais, sem consumidores primários, sem consumidores secundários, ou seja, sem você!

4 amiguinhos da Biologia que você odeia, tem nojo, mas deveria amar

2. BACTÉRIAS

Pertencentes ao Reino Monera, elas causam medo e estranheza às pessoas. Não é por menos. Afinal, bactérias são vetores de diversas doenças que podem, inclusive, matar. Algumas delas são tuberculose, cólera, hansieníase, tétano, meningite, leptospirose e outras. Entretanto, muitas outras bactérias são benéficas para nós. Primeiramente, para darmos continuidade a cadeia alimentar que falávamos no item anterior, de nada adianta existirem produtores e consumidores se, quando qualquer um desses morrer, não houver os decompositores que devolvam a matéria inorgânica ao solo para que o ciclo anteriormente citado seja retomado.  Além disso, muitas bactérias vivem em nosso intestino, propiciando a motilidade, ou seja, movimento intestinal.

4 amiguinhos da Biologia que você odeia, tem nojo, mas deveria amar

3. PROTOZOÁRIOS

Esses também causam diversas doenças, como malária, amebíase, doença de Chagas, giardíase. Entretanto, sem esses mini-seres você também não viveria. Assim como as bactérias, há protozoários que vivem dentro do nosso intestino, realizando a mesma função das suas amiguinhas: motilidade intestinal e ajuda na digestão. E se você achava que as amebas só causavam doenças intestinais, saiba que há tipos de amebas (Sarcodíneos) que realizam a sua limpeza bucal… Olha só, que fofas!

4 amiguinhos da Biologia que você odeia, tem nojo, mas deveria amar

4. FUNGOS

Os fungos podem ser uni ou pluricelulares. Causam bolor em pães, frutos, que não devemos ingerir, a não ser que desejemos ter uma baita dor de barriga! Alguns são muito apreciados na culinária, como champignon, ou shitake. Já algumas leveduras são usadas para fermentar substâncias açucaradas e com isso, conseguimos produzir bebidas alcoólicas. Além disso, assim como as bactérias, os funguinhos também são decompositores, permitindo que este belo ciclo da vida (e você também) exista! Uma outra vantagem que os fungos nos dão é a produção de penicilina, uma substância que mata bactérias. Com a descoberta acidental da penicilina (depois conto essa história a vocês), foi elaborado o primeiro antibiótico que salvou a vida de muitas, mas muitaaaas pessoas!

4 amiguinhos da Biologia que você odeia, tem nojo, mas deveria amar

Esperamos que esse texto tenha aberto sua mente sobre o quanto aos organismos que a gente nem imagina são importantes! Se você está fazendo vestibular, fica o aviso: é super recorrente cair grupos taxomicos na prova, então vale ficar ligado no assunto. Você sabia que o Descomplica é o curso pré-vestibular que mais aprova no Brasil? Temos um curso perfeito para você conquistar a sua tão sonhada vaga na universidade! Vamos juntos?