• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Vem descobrir qual é o rolê desse Zika Vírus!

Já está cansado de ouvir falar sobre o Zika Vírus? E se cair no seu vestibular? Vem cá ficar por dentro de tudo!

Vem descobrir qual é o rolê desse Zika Vírus!

Você liga a TV todos os dias e parece uma reprise. Você já sabe quem vai encontrar: o seu amigo (ou inimigo) do bairro, o Zika Vírus. E você pode jurar que já sabe tudo sobre ele – mas será que sabe mesmo? Vem tirar todas as suas dúvidas para não fazer feio na hora do vestibular!

 

O que é?

Vem descobrir qual é o rolê desse Zika Vírus!

O Zika Vírus é uma infecção transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mais conhecido com o mosquito da dengue (que, além de transmitir essas duas doenças, transmite também a febre chikungunya). Depois de picar alguém contaminado, a picada do mosquito Aedes aegypti passa a transmitir o vírus ZIKV.

 

Como rola a transmissão?

Vem descobrir qual é o rolê desse Zika Vírus!

Para procriar, a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água parada. Depois de saírem dos ovos, as larvas permanecem na água por uma semana e, depois disso, já são mosquitos adultos, e vivem em média 45 dias. Quando uma pessoa é picada por um mosquito contaminado, demora cerca de 3 a 12 dias para começar a demonstrar os sintomas.

 

E os sintomas?

Vem descobrir qual é o rolê desse Zika Vírus!

Os principais sintomas são febre baixa, dor nas articulações, dor muscular, dor na cabeça e nos olhos, erupções na pele e coceira.

 

Como é o diagnóstico e o tratamento?

Vem descobrir qual é o rolê desse Zika Vírus!

Se você apresentou algum desses sintomas e suspeita que possa ter Zika, você deve correr para o médico e fazer um exame de sangue! Depois disso, se for confirmado, é hora de engrenar no tratamento: não existe vacina nem tratamento específicos, de forma que você só pode cuidar dos sintomas. Ou seja: você pode recorrer a anti-inflamatórios, analgésicos, paracetamol ou dipirona. Mas você também deve evitar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico, pois podem piorar os sangramentos.

Lembre-se: os sintomas passam depois de cerca de uma semana. Se não passarem, é melhor voltar para o médico.

 

E que rolê é esse de microcefalia?

Vem descobrir qual é o rolê desse Zika Vírus!

O Ministério da Saúde recentemente associou o Zika Vírus à casos de microcefalia e investiga uma possível relação com síndrome de Guillain-Barré. A microcefalia é uma condição neurológica rara que é identificada ainda na gestação; já a síndrome de Guillain-Barré afeta o sistema nervoso e que pode provocar fraqueza muscular e paralisia – até mesmo da musculatura respiratória.

Ainda não se sabe muito sobre como o vírus age no corpo, nem o que leva à microcefalia, de forma que ainda precisam ser feitos muitos estudos antes de se agir efetivamente. Portanto, as mulheres grávidas devem tomar muito cuidado e se proteger do mosquito a todo custo, usando repelentes, telas de proteção e evitando lugares em que possa haver incidência de mosquitos.

 

E como prevenir?

Vem descobrir qual é o rolê desse Zika Vírus!

A melhor medida de prevenção é impedir a reprodução do mosquito. Por isso, depois de anos convivendo com epidemias de dengue, você provavelmente já sabe o que fazer: não deixe água parada, coloque areia nos vasos de plantas, limpe as calhas, coloque telas de proteção nas janelas e portas, cubra garrafas e pneus, use repelente e tome muito, mas muito cuidado!

 

E aí? Já sabe tudo sobre o Zika Vírus? Deixe um comentário, e se cuide!