• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Atualidades: Vinte anos de Plano Real

Há 20 anos atrás, no governo presidido por Itamar Franco, foi lançado o Plano Real, tema de uma das aulas de Geografia do Descomplica. O plano conseguiu vencer um dos principais desafios do país: acabar com a hiperinflação. Antes da nova moeda entrar em circulação, em junho de 1994, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor estava em 47,34% ao mês. Em julho daquele mesmo ano, o principal indicador da inflação caiu para 6,84%. A abertura comercial e a manutenção do câmbio valorizado foram as duas principais medidas para manter a inflação sob controle.

Atualidades: Vinte anos de Plano Real

A estabilização permitiu avanços importantes para o país: houve uma expansão da formalização no mercado de trabalho, a desigualdade social diminuiu, o Brasil passou de devedor a credor do FMI e a economia brasileira foi elevada a grau de investimento pelas principais agências internacionais de classificação de risco.

O efeito colateral das medidas implantadas era que as importações eram muito estimuladas e impediam que as empresas nacionais aumentassem seus preços, já que isso tornaria a concorrência impossível. Muitas indústrias nacionais perderam competitividade e faliram, diante da concorrência com indústrias e produtos estrangeiros.