• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Atualidades: Coreia do Norte faz teste com bomba de hidrogênio. E ela é poderosa!

Já ficou sabendo da última? Coreia do Norte faz teste com bomba de hidrogênio!

Atualidades: Coreia do Norte faz teste com bomba de hidrogênio

Já começamos o ano de 2016 com uma bomba, literalmente: a Coreia do Norte fez um vídeo para anunciar um teste bem sucedido de uma bomba de hidrogênio (só para você ter uma noção, a bomba de hidrogênio pode ser até 50 vezes mais potente do que a bomba atômica, usada na Segunda Guerra Mundial para atingir as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão).

O anúncio foi feito através de um canal de televisão. No vídeo, a apresentadora posiciona a Coreia como um dos países avançados nas questões nucleares. Você pode conferir o vídeo no site da BBC.

É claro que, frente a um aviso desses, os Estados Unidos e a ONU foram ligeiros e já começaram a tomar suas providências para ver se, de fato, esse negócio de teste da bomba de hidrogênio é real ou se é só uma jogadinha política (em outras palavras, eles querem descobrir se a Coreia tá sendo uma falsiane ou não).  O lance é que antes do anúncio ocorrer, o Instituto Geológico dos Estados Unidos tinha registrado um terremoto de magnitude 5.1 justamente nas bandas onde a Coreia teria feitos os testes — o tremor teria como causa a explosão da bomba de hidrogênio. Será?

Veja como 3 jornais diferentes abordaram o fato e se inteire mais sobre esse primeiro grande assunto de atualidades de 2016 (que a gente mal conhece e já tá receoso pacas):

 

1. G1: “Coreia do Norte diz ter feito teste de bomba de hidrogênio bem sucedido”

Atualidades: Coreia do Norte faz teste com bomba de hidrogênio. E ela é poderosa!

Fonte: AFP Photo/Jung Yeon-Je

“O anúncio do teste com um artefato nuclear de hidrogênio em miniatura foi feito pela TV estatal. “Após o pleno sucesso da nossa bomba H histórica, nos juntamos ao grupo dos Estados nucleares avançados”, disse a apresentadora.

“Este último teste, produto da nossa tecnologia e da nossa mão de obra, confirma que os recursos tecnológicos que desenvolvemos recentemente são eficientes e provam cientificamente o impacto da nossa bomba H miniaturizada”, destacou a apresentadora da TV estatal.”

Leia a notícia na íntegra.

2. El País: “Coreia do  Norte anuncia que realizou teste com bomba de hidrogênio”

Atualidades: Coreia do Norte faz teste com bomba de hidrogênio. E ela é poderosa!

Gráfico das provas nucleares anteriores. Fonte: El País

“O novo teste nuclear do regime de Pyongyang, o segundo sob o mandato de Kim Jong-un, foi condenado de forma generalizada na comunidade internacional. Pyongyang, um dos regimes mais isolados politicamente do mundo, utiliza periodicamente os testes de armas nucleares e de mísseis balísticos para tentar obter concessões dos EUA e Coreia do Sul, países que considera serem seus principais inimigos. O regime também considera que o programa nuclear é uma espécie de seguro de vida contra qualquer tentativa de desestabilização.”

Leia a notícia na íntegra.

3. Exame: “Há razão para temer a Coreia do Norte e a sua bomba H?”

Atualidades: Coreia do Norte faz teste com bomba de hidrogênio. E ela é poderosa!

Fonte: Exame

“A agência de mídia oficial da Coreia do Norte lançou um comunicado sobre a detonação da bomba de hidrogênio. Em geral, as declarações da KCN são famosas por sua arrogância e hipérboles, e hoje não foi diferente.

Para começar, a nota descreve o dispositivo nuclear como ‘a bomba H da justiça’, testada ‘da maneira mais perfeita.’

Pyongyang justifica o teste como uma resposta aos Estados Unidos, que chama de ‘o chefe da agressão’ e ‘uma gangue de ladrões cruéis que tem trabalhado duro para trazer um desastre nuclear para a RDPC [sigla de República Democrática Popular da Coreia], não contente com ter imposto uma tripla maldição sobre o país, de inédito isolamento político, bloqueio econômico e pressão militar.’”

Leia esta notícia na íntegra.