• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Água em Marte: descubra como esta descoberta pode mudar os rumos da ciência

Existe água em Marte. Vocês estão surtando? Nós também.

água em marte

Breaking news: foi descoberta a existência de água líquida e corrente em Marte! Ok, sem pânico… É difícil dizer se isto significa que, de fato, há vida em Marte. Por hora, vamos só curtir este momento e lembrar de todos os homenzinhos verdes de nossa infância…

água em marte

Por muito tempo, a possibilidade de vida em Marte esteve no nosso imaginário. Quantos livros e filmes existem sobre o assunto? Por muito tempo, estudou-se a possibilidade de, em algum momento no passado, ter existido água em Marte; esta descoberta é o primeiro passo para pesquisas futuras. Dá até um pouquinho de esperança de que talvez não estejamos sozinhos no universo 🙂

Mas como isso aconteceu? Bem, foram encontrados, em imagens da sonda MRO, leitos de cerca de 100 metros de comprimento e cinco de largura. Essas estrias aparecem sobretudo em estações mais quentes, desaparecendo nas mais frias. Mas como é possível que a água seja líquida se, mesmo nas estações mais quentes, a temperatura do planeta é de cerca de 70ºC negativos?

água em marte

Os cientistas da Nasa acreditam que a água contém uma forte concentração de sais que a impede de congelar. Ou seja: além de muito fria, a água é muito salgada, impedindo-a de abrigar qualquer tipo de vida microbiana da forma como hoje conhecemos. Essa água super salgada é chamada de salmoura, e também estaria exposta a um tipo de radiação cósmica – outro obstáculo para a existência de vida.

A descoberta veio em bom tempo, apenas meses depois do anúncio de que, em algum momento, existiu um oceano em Marte tão grande quanto o Ártico; este oceano, bem como sua atmosfera, teria desaparecido há muito tempo atrás, já que Marte, diferentemente da Terra, não possui a proteção de um campo magnético global. Até então, sabia-se que existia água somente na forma de gelo.

água em marte

Todo mundo é miga. Até os aliens.

Mesmo com todas as dificuldades, ainda há esperança para a vida em Marte. Uma sonda será enviada em 2016, numa parceria entre a Nasa e a Rússia, para investigar o planeta vermelho; em 2018, uma outra sonda analisará matéria orgânica; e, em 2020, uma missão irá avaliar se é seguro enviar astronautas para o planeta.

Digam se vocês estão tão emocionados quanto nós! Só vamos esperar que nossos amiguinhos verdes estejam mais para “E.T.” do que para “Guerra dos Mundos”…

água em marte

Credo

Fonte: UOL

JÁ DESCOBRIMOS ÁGUA EM MARTE! E VOCÊ, JÁ DESCOBRIU NOSSO GABARITO ENEM 2015? CONFIRA AGORA!