• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Assunto de Vestibular – Primeira mulher presidente

Oi gente! Essa semana estamos dando super dicas para o 1 Exame de Qualificação da UERJ que acontecerá nesse domingo 12 de junho.

Em uma postagem anterior, já mostramos questões da parte de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias comentadas. Falamos um pouco sobre a parte de Língua Portuguesa da prova, fundamental no exame. Mas não tem muito mistério, já que garantindo as 15 questões mais aquelas molezas de Língua Estrangeira, você fica mais perto do conceito A.

Todos os anos, a parte de Língua Portuguesa da prova da UERJ tem uma temática que serve como base para elaborar as questões. Recentemente já vimos temas mais inusitados como heróis e o universo, outros mais abstratos como leitura e individualismo e até mesmo mais engajados como jovens na política. Então nada melhor que ficar por dentro dos temas mais discutidos na mídia só pra garantir, não é mesmo?

Dilma no dia da posse como presidente da República

Primeira mulher a ocupar a presidência da República no Brasil, Dilma Rousseff pode sair das páginas dos jornais para as provas de vestibular neste ano. Provas de Geografia, História e até a redação podem abordar a questão dos direitos da mulher, da participação de Dilma como militante contra a ditadura militar e até com projetos do governo. Portanto, fique atento.

Professor de Geografia do curso pré-vestibular da Poli, em São Paulo, André Luis Guibur diz que podem aparecer na prova aspectos relacionados a projetos de governo. “A continuidade de algumas propostas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a erradicação da pobreza, podem ser abordados”, afirma. Respostas sobre mudanças na autonomia do Banco Central em relação ao governo e nas relações exteriores em países como o Irã também podem ser pedidas pela banca.

O professor de História do pré-vestibular da Poli Fernando Rodrigues Silva acredita que, por Dilma ter chegado ao poder, pode ser feita uma comparação entre o período colonial e a época atual, onde as mulheres seguem com algumas dificuldades, como inserção no mercado de trabalho e em cargos de chefia. Silva também levantou a hipótese de aparecerem questões ligadas à militância política da presidente no período militar. “Nos anos 60 e 70 ela era uma militante, portanto pode ser feita uma relação com o período da ditadura militar no Brasil.”

Na redação, o tema deve ser a questão da mulher na sociedade brasileira. Segundo Ricardo Russo, professor do pré-vestibular Objetivo, em Florianópolis, um dos pontos que podem ser abordados na redação é como a primeira presidente mulher do país pode contribuir para melhorar a questão feminina na sociedade brasileira. Também podem surgir temas que falem sobre a participação dela na guerrilha à época da ditadura, e como as liberdades democráticas, a diversidade de opiniões e a convivência organizada da sociedade podem contribuir para o progresso do Brasil.

(via Terra Vestibular)