• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

As Coordenadas e as Subordinadas, parte 3

Olá, queridos. Fecho hoje nosso papo sobre coordenação e subordinação. Confirmando o que já foi dito, período composto por coordenação é aquele onde as orações são completas estruturalmente. O período composto por subordinação apresenta orações com funções sintáticas em relação a outras.

Essa relação sintática que as subordinadas apresentam pode variar. Poderemos encontrar orações funcionando como complementos, sujeitos, adjuntos, apostos, entre outros. A seguir, vai uma lista de casos pra exemplificar o que eu disse:

  1. Os alunos querem que as provas sejam fáceis. (primeira oração possui verbo transitivo direto e a segunda funciona como objeto dele)
  2. Existia necessidade de que o povo se organizasse. (primeira oração termina com substantivo abstrato e a segunda funciona como complemento nominal dele)
  3. Meu pai, que sempre foi trabalhador, era um grande homem. (a oração em itálico possui substantivo – pai – que recebe uma especificação da oração em negrito, que funciona como aposto explicativo)
  4. Se o tempo melhorar, sairemos todos. (a primeira oração é condição para a ação da segunda, o que a determina como adjunto adverbial de condição)

Observando a estrutura dos períodos exemplificados, percebemos como uma das orações trabalha em prol de outra, exercendo assim função sintática. Veja agora um período composto por coordenação e observe como as orações são completas estruturalmente:

  • Os alunos não têm mais dúvidas, pois prestaram atenção na explicação.

A oração em itálico possui sujeito e predicado, assim como a oração em negrito. Possuem complementos e outros elementos que formam o sentido das mesmas. Por essa razão, são classificadas como coordenadas. A conjunção que as une cria um efeito de explicação.

Queridos, espero ter ajudado. Não se esqueçam de olhar os posts anteriores e comentem o que achar importante.

Grande abraço.