• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

As Coordenadas e as Subordinadas, parte 2

Olá, meus queridos. Como prometido, aqui estou estou, continuando a falar sobre a coordenação e a subordinação. Veja que essa história começa com o estudo de conjunções, que são as palavras que causam coesão entre termos e orações.

Existem conjunções coordenativas, que introduzem  orações coordenadas; e existem conjunções subordinativas, que introduzem orações subordinadas.

A diferença básica entre a coordenação e a subordinação é que essa precisa de oração que exerça função sintática em relação a ela, diferente daquela, que possui estrutura oracional completa, logo não necessita da existência de nenhuma outra. Veja os casos abaixo e compare:

  1. Precisei de remédios, por isso tive que caminhar até a farmácia. (oração coordenada, introduzida por conjunção coordenativa)
  2. Não sei se quero ir ao jogo com você. (oração subordinada com valor de objeto direto, introduzida por conjunção subordinativa)

As conjunções exercem um papel importante, porque são elementos coesivos e costumam criar valores semânticos entre os períodos.

Fiquem ligados, pois no próximo post falarei mais sobre esse assunto.

Grande abraço!